Potinhos de fio de malha no crochê para suporte de vasos de plantas

Um encanto os potinhos feitos com fio de malha para usar como suporte de vasos para plantas e orquídeas, hoje vamos aprender como fazer de forma fácil

Esta cansada dos vasinhos sem vida, de cores opacas e que não tem alegria nenhuma? Então seu problemas acabaram!

Nessa matéria, vamos aprender a fazer lindos modelos de vasos para plantas usando o famoso fio de malha.


Vasinho grandes, pequenos, médios, de formatados e cores diferentes a variedade é tanta que ficamos até perdidas.

Fazer crochê com fio de malha é muito gostoso e prazeroso, por seu pedaços de tecidos, maiores que os tradicionais barbantes, fica mais fácil de se fazer os trabalhos.

O que é o fio de malha

Mas afinal, o que é o fio de malha?

Como o nome mesmo já diz, fio de malha, nada mais é do que o resultado de aproveitar restos, sobras e retalhos de malharias, simples assim!

Devido a isso o fio de malha não tem um padrão de número de cores, assim como os barbantes de crochê.

Assim, o mais incrível é que tendo essa infinidade de cores, os trabalhos sempre ficam únicos!


O fio de malha também pode as muitas vezes variar na espessura.

Dicas para casar os fios de malha entre si

Se quando estiver fazendo algum projeto com fios de malha você encontrar alguma variação de espessura, essas dicas podem te ajudar:

Evite sempre usar um fio fininho com outro bem grosso, isso nunca dá certo. Repare que os fios de malha podem variar de 0,5 cm até 3,0 cm.

Se vier a acontecer isso em seu projeto, separe seus novelos da seguinte forma: grosso com grosso e fino com fino, assim você terá diferenças mínimas..

Vale lembrar que a maioria dos novelos de fio de malha tem espessura de 2,0 a 2,5 cm e podem perfeitamente serem usados juntos na mesma peça.

Uma dica bem legal é cortar o fio largo em dois, para duplicá-lo. Use uma tesoura bem afiada pra fazer esse procedimento e não desfiar.

Pra fios mais finos, atente-se em usar sempre só com outros fios finos, em para projetos mais delicados. Ou use dois novelos juntos, crochetando dois fios ao mesmo tempo.

Você deve gostar: Vasos de crochê endurecido para orquídeas e plantas

Como fazer potinho para vasos de plantas com fio de malha

Agora que você já aprender bastante sobre o fio de malha, vamos colocar a mão na massa e fazer lindos modelos de potinhos pra vasos.

Esses potinhos tem vários nome, muitos chamam de cachepô, cesto, suporte para plantas, entre outros nomes, mas isso não vem ao caso, o que importa é que são lindos na decoração!


Créditos do vídeo: Crochê By Anny Heiderick

Gostaram da dica? E bem simples de se fazer não não é mesmo? Corre agora adquirir fios de malha par fazer os seus modelos e decorar a sua casa com lindos vasinhos para plantas feitos com fio de malha.

Ah, se você faz artesanato, nunca esqueça de guardar os retalhos de tecido, eles são muito úteis para fazer esses tipos de trabalhos.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas