Porque a Minha Orquídea Grapette Não Floresce ?

A orquídea-grapete é uma planta terrestre, herbácea e ornamental, reconhecida por suas flores, que possuem característico aroma de uva.

Apresenta pseudobulbos pequenos, de onde surgem quatro folhas grandes, plissadas, estreitas, com cor verde vibrante e cerca de 30 cm de comprimento. Apesar do crescimento simpodial, seu aspecto geral é entouceirado, devido ao curto rizoma.

Pode florescer em qualquer época do ano, despontando acima da folhagem belas inflorescências racemosas, densas e eretas, que vão abrindo as flores da base em direção ao ápice. As flores são roxas, com o labelo franjado e amarelo, e possuem cerca de 4 cm de diâmetro, além de um delicioso aroma que remete a uvas.

A floração se estende por 30 a 45 dias. Se polinizadas produzem frutos alongados e verdes, com nervuras longitudinais marcadas e numerosas sementes diminutas.

 

[yt_Inserter_Single_Video id=”953″]

Fonte do Vídeo: Rose Amaral

Por ser terrestre, é comum cultivar a orquídea-grapete diretamente em canteiros adubados, fazendo às vezes de forração, ou como florífera perene em maciços ou bordaduras, em locais semi-sombreados ou até mesmo ensolarados. Apesar das florações sucessivas e duráveis, o efeito decorativo da folhagem de textura grossa predomina sobre as flores.

Uma boa ideia é combinar esta orquídea com plantas de flores amarelas, para um belo efeito de cores complementares. Também pode ser plantada em vasos ou jardineiras, e assim adornar pátios e varandas. Se conduzida em interiores há que se ter cuidado de colocá-la em local bem ventilado e iluminado, com sombreamento de até 50%. Orquídeas-grapete que são bem cuidadas e resguardadas do frio, podem florescer sucessivamente.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, profundo, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado com frequência. Não resiste ao encharcamento, portanto evite regar em demasiado e não utilize pratos sob o vaso com a planta.

Prefere clima quente e úmido, e não tolera o frio intenso. O ideal é cultivá-la em clima com médias superiores a 20°C. Multiplica-se por divisão das touceiras, de forma que cada nova muda seja uma planta completa, com folhas e raízes sadias, além de uma guia de crescimento (jovem pseudobulbo em formação). Também pode ser propagada por sementes ou meristema.

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.