Planta carnívora como cuidar de espécies e curiosidades

Conheça algumas curiosidades e informações de como cultivar a planta carnívora, e entenda como é criado novas espécies

Planta carnívora

Muitas pessoas acham fascinante a ideia de plantas que podem se alimentar e insetos. Estas são chamadas de plantas carnívoras, e possuem estruturas especializadas que lhes permitem capturar e digerir presas.

Plantas carnívoras são encontradas em muitas partes do mundo. Eles são interessantes tanto do ponto de vista natural quanto do humano.

Por exemplo, algumas espécies de plantas carnívoras são usadas como ferramentas por pessoas na natureza para capturar ratos ou outros pequenos animais. Por outro lado, as pessoas usam plantas carnívoras como fonte de alimento em suas casas.

As plantas carnívoras absorvem certos nutrientes de suas presas. Eles também têm estruturas que os fazem parecer presas mortas para predadores famintos.

Planta carnívora como cuidar

Por exemplo, a planta de jarro Nepenthes burfordii tem aparência bem estranha com pequenas aberturas no topo.

Quando alguma presa tenta dar uma mordida, no entanto, as enzimas digestivas internas da planta digerem a presa dentro do jarro e absorvem seus nutrientes.

As pessoas até examinaram insetos mortos em jarros de Nepenthes e descobriram que a planta havia digerido seu interior.

Algumas espécies de Nepenthes até prendem insetos dentro de seus tubérculos; esses insetos morrem mais tarde por falta de oxigênio e são digeridos pelas enzimas da planta.


Veja: Zamioculca como cuidar da planta e informações

Com cultivar plantas carnívoras

As plantas carnívoras dependem de pessoas que coletam suas sementes para propagação e crescimento. As pessoas encontram e coletam sementes de todo o mundo – algumas as coletam como hobby.

Planta carnívora gigante

Eles então cultivam essas sementes em plantas adultas para seus jardins. À medida que as pessoas coletam mais sementes de diferentes partes do mundo, novas espécies de plantas carnívoras se estabelecem em cativeiro.

Isso é conhecido como propagação ex situ e garante que as plantas continuarão a existir na natureza junto com as pessoas que as coletam para fins de hobby.

Espécies de plantas carnívoras

Existem cerca de 300 espécies de plantas carnívoras em todo o mundo. Muitos são encontrados na América do Norte, América do Sul, Austrália, África e Ásia, com a Europa tendo a maior diversidade entre essas áreas.

A maioria das espécies de plantas carnívoras cresce lentamente e tem folhas pequenas em comparação com as espécies de plantas não carnívoras.

No entanto, eles podem crescer e manter sua estrutura quando cheios de presas; esta é uma adaptação para conservar a água enquanto espera que a presa vagueie dentro.

Quando não chega mais comida, a planta absorve a pouca água que resta do ambiente, mantendo sua estrutura, aparentemente por vontade própria, sem ajuda externa ou nutrição.

As plantas carnívoras são fascinantes em nossas vidas cotidianas como seres humanos ou como hobistas cultivando-os para diversão ou comestibilidade.

Muitas pessoas as cultivam como espécies ornamentais ou para alimentação – esses são apenas alguns exemplos de como as plantas carnívoras que podem ser fascinantes em nossas vidas!

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas