Conheça arte que mistura crochê + retalhos de tecido, aprenda tudo…

Vamos aprender na matéria de hoje a fazer uma técnica bem diferente utilizando retalhos de tecido e crochê, você vai se apaixonar com a beleza dos trabalhos

naperon croche com retalhos tecido

O Naperon é uma técnica Francesa que combina retalhos de tecido com bordados de crochê, e nessa matéria iremos aprender a fazer uma linda toalha de mesa usando essa técnica.

Os materiais usados para essa toalha foram: barbante de crochê linha Camila, os retalhos de tecido foram endurecidos com goma caseira, uma agulha de crochê e uma tesoura de boa qualidade.


Para fazer o Naperon, é necessário endurecer o tecido, e para isso você precisará de uma goma, que é bem fácil de fazer artesanalmente.

Receita da goma para endurecer o tecido para fazer toalha Naperon

Vamos levar ao fogo 2 colheres das de sopa de amido de milho (também conhecida como Maizena) junto de 200ml água, e não esqueça de ficar mexendo sempre.

Quando a mistura estiver bem homogênea, desligue o de fogo e deixar esfriar. Misturar 4 colheres das de sopa de cola branca Cascores (você encontra em qualquer armarinho ou loja de artesanato), junto de 2 colheres água e 1 colher de álcool.

Agora vamos juntar tudo em um liquidificador e bater até ficar homogêneo. Umedecer a toalha de crochê ou tecido com esta goma e esticá-la bem (pode ser sobre um forro de plástico) e aguarde secar.

Leia também: 07 ideias únicas para fazer com o barbante de crochê e você nem imaginava

Como fazer toalha de crochê com tecido usando a técnica Naperon

Na parte de crochê, foi utilizado um símbolo bastante diferente e que combinou perfeitamente com os tecido, confira no passo a passo como ficou lindo o modelo.


Pra quem gosta de se aventurar em aprender técnicas novas, essa dica é muito legal, e o mais interessante é que não é difícil de fazer.

Créditos do vídeo: Vó Tita Crochês

Recomendamos:
Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!