Como plantar orquídea em vaso de plástico, sem mistério e podendo florir muito ao ano

Aprenda dicas ótimas de Como plantar orquídea em vaso de plástico e que pode ser adaptado para outros tipos também

Como plantar orquídea em vaso de plástico

Como cultivar orquídeas a partir de sementes é um processo muito demorado e difícil. Mas as orquídeas podem ser cultivadas a partir de mudas, ou até mesmo transplantadas em vasos. Para que seu plantio seja um sucesso, veja abaixo algumas ótimas dicas que daremos no texto.

Como cultivar uma orquídea em vaso passo a passo

Escolhendo um vaso para cultivar orquídeas

Para cultivar orquídeas, você precisa comprar um vaso adequado para você. Existem muitos vasos no mercado para escolher, os melhores para ter em casa são os de barro, os que têm furos nas laterais para que a água possa sair mais facilmente. Mas também é possível cultivar orquídeas em vasos de plástico, que são mais leves e fáceis de transportar.

Que tipo de terra é usada para cultivo?

Para cultivar orquídeas, você deve usar materiais naturalmente semelhantes àqueles em que são propagadas, como fibra de coco, ou também pode usar casca de pinheiro. Isso porque as orquídeas não precisam de um substrato específico para se sustentar.

Deve haver boa drenagem, manter a umidade, boa ventilação e manter as plantas bem enraizadas.

Leia também: Plantas para quarto de casal – Dicas para decorar esse cômodo da casa

Como cultivar uma orquídea em vaso passo a passo

Passo 1 – retire a orquídea fêmea do vaso, se puder faça em duas mudas;

Passo 2 – Lave as raízes com água corrente para retirar as raízes mortas, mas tome cuidado para deixar apenas raízes saudáveis;


Passo 3 – Faça a primeira camada embaixo do vaso, que pode ser de isopor, brita ou bolinhas de barro;

O quarto passo – coloque o substrato na primeira camada, ele deve estar úmido, deixando espaço para as mudas de orquídeas;

Passo 5 – Coloque as mudas de orquídea em um canto do vaso, deixando os brotos no centro do vaso com espaço para que se desenvolvam;

Passo 6 – Você pode fertilizar sua orquídea se quiser, mas não é obrigatório. Você pode colocar uma quantidade bem pequena de adubo orgânico, mas lembre-se de que deve ficar na lateral do vaso.

Uma orquídea cresce bem em vaso, desde que você cuide da sua localização e do tipo de orquídea, pois algumas espécies requerem mais sol e outras menos.

É importante regar, aproveitar o sol e observar a planta fixar suas raízes no vaso para que ela possa se desenvolver e produzir lindas flores que deixam sua casa colorida.

Curiosidade sobre as orquídeas

Você sabia que existem mais de 30.000 variedades de orquídeas e 200.000 híbridos? Essas propriedades fazem das orquídeas a maior família de plantas do mundo.

As orquídeas podem ser cultivadas ao ar livre e dentro de casa. Algumas espécies de orquídeas são difíceis de cultivar, enquanto outras são fáceis de propagar.

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas