Como cuidar de samambaia e características da planta

As samambaias são encontradas principalmente em áreas montanhosas, florestas e pântanos. Eles têm folhas longas que podem ser individuais ou em cachos

Como cuidar de samambaia

Cada folha está presa a um caule, para que possam se mover por conta própria. Existem dois tipos de samambaias; a samambaia simples e a samambaia, que têm muitas variações.

Como regar as samambaias

Se a samambaia receber pouca água, as folhas ficarão moles. Com pouca água, os caules não são grossos o suficiente para manter as folhas altas. Portanto, é importante manter o solo da samambaia levemente úmido o tempo todo. Você pode verificar com o dedo no chão.

Nunca deixe a samambaia secar. Nem no inverno! Regue a samambaia duas vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno. a coisa mais importante?

Dê uma pequena quantidade de água. As samambaias não conseguem absorver muita água em uma semana. Isso faz com que a samambaia armazene o excesso de água em suas raízes. As plantas então sofrem de podridão radicular. Você pode identificar facilmente a podridão da raiz pelas folhas amarelas com bordas marrons.

Nutrição vegetal das samambaia

A partir da primavera, as samambaias gastam muita energia cultivando novas folhas. Portanto, as plantas precisam de nutrientes adicionais.

Você pode fornecer esses nutrientes através da nutrição das plantas. Recomendamos fertilizar as plantas mensalmente da primavera ao outono. É melhor não suplementar a nutrição após o outono e o inverno. Os nutrientes das plantas podem ser prejudiciais para as samambaias no inverno!

Lugar para deixar a samambaia

Samambaias gosta de ser colocada em um local bem iluminado. Nem todas as espécies toleram bem a luz brilhante. É melhor colocar a planta em luz forte e moderada. Elas gostam de estar perto da janela oeste ou leste. Locais mais próximos ao sul também são possíveis.

Certifique-se de que as plantas estejam a pelo menos 2 metros de distância das janelas. Pontos mais próximos ao norte podem ser mais escuros.


Se a samambaias receber pouca luz solar, a planta desenvolverá caules longos. A planta tem hastes longas e quer acesso à luz solar. Isso é crítico para as fábricas. Devido aos caules longos, as folhas podem ficar muito pesadas e quebrar.

Portanto, não se esqueça de virar os vasos das samambaias ! As plantas crescem em direção ao sol. Se você não girar, as plantas só vão encher de um lado, que é o que você quer evitar.

Curiosidades sobre as samambaia

As samambaias têm raízes profundas que as ajudam a sobreviver em condições adversas. Eles podem tolerar baixas temperaturas, seca e solo pobre. Eles podem crescer em ambientes onde outras plantas falham; isso os torna ideais para jardins.

Algumas samambaias crescem rapidamente em solo rico, enquanto outras requerem solo pobre. Eles também são resistentes a pesticidas e podem se espalhar por uma floresta sem ajuda. Condições precárias causam pouco impacto em seu crescimento ou sobrevivência.

Samambaias não precisam de muito cuidado; eles são fáceis de manter e benéficos para o seu jardim. Sua estrutura simples facilita o transplante de samambaias de um lugar para outro.

Você não precisa regá-las com muita frequência – uma vez a cada duas semanas é suficiente para a maioria das samambaias.

Veja também: Benefícios do castanha de caju e curiosidades sobre a fruta

Você também não precisa fertilizá-los com muita frequência; alimentação leve funciona bem o suficiente para a maioria das samambaias.

No entanto, alimentação pesada funciona melhor para um crescimento forte e melhor saúde. Condições precárias causam pouco impacto em seu crescimento ou sobrevivência.

Existem muitos usos para samambaias; eles são usados ​​em artesanato, tratamentos e como fontes de alimento natural para animais e pessoas.

Eles são uma excelente fonte de fibra natural e podem ser usados ​​em medicamentos e como substitutos de gramíneas nos ecossistemas.

Eles também são uma boa fonte de cálcio e proteína para humanos e animais. As pessoas usam os materiais naturais encontrados nas samambaias para várias aplicações. Isso inclui joias, roupas, tapetes e instrumentos musicais, entre outros.

Condições precárias causam pouco impacto em seu crescimento ou sobrevivência. Isso os torna uma planta excelente para qualquer necessidade de jardim ou ecossistema.

Existem muitos usos para as samambaias – de alimentos a remédios – que os tornam recursos valiosos para nós, humanos e animais. Qualquer um pode cultivar grandes coisas com os devidos cuidados!