Benefícios do brócolis para seu cérebro e para a saúde

O brócolis é uma boa fonte de muitos nutrientes importantes. Contém cálcio, fibra, ácido fólico, magnésio, fósforo, potássio, sódio e vitamina C

Benefícios do brócolis para saude

A vitamina C mantém a pele saudável e a função imunológica, enquanto o ácido fólico ajuda a produzir células saudáveis.

O brócolis também é uma boa fonte de fibra porque é rico em proteínas. Isso o torna uma refeição completa quando ingerido sozinho ou com outros alimentos.

É também uma boa fonte de magnésio, que ajuda a regular a função muscular e óssea, bem como a pressão arterial.

O brócolis é um alimento rico em nutrientes que fornece uma ampla gama de benefícios à saúde em apenas 3 xícaras cozidas.

Cozinhar o brócolis quebra algumas de suas vitaminas, enquanto o suco evita isso, extraindo apenas a parte líquida do vegetal. Isso torna o suco muito mais eficaz em fornecer vitaminas e nutrientes essenciais ao corpo. Depois de fazer o suco, você pode adicionar um pouco de azeite para torná-lo ainda mais saboroso!

O brócolis é um vegetal delicioso e rico em muitos nutrientes benéficos para a saúde humana. Também é fácil incluir em sua dieta fazendo sucos ou comendo-os crus regularmente.

Contém antioxidantes potentes que oferecem efeitos protetores da saúde
O conteúdo antioxidante do brócolis pode ser um de seus principais benefícios para a saúde humana

Os antioxidantes são moléculas que inibem ou neutralizam os danos celulares causados ​​pelos radicais livres. Isso pode levar à redução da inflamação e a um efeito geral de proteção à saúde.


O brócolis tem altos níveis de glucorafanina, um composto que é convertido em um potente antioxidante chamado sulforafano durante a digestão.

Estudos em tubo de ensaio e em animais indicam que o sulforafano pode oferecer vários benefícios à saúde, incluindo redução do açúcar no sangue, níveis de colesterol, estresse oxidativo e desenvolvimento de doenças crônicas.

Veja mais: Benefícios do maracujá e curiosidades sobre ajudar com sentimentos

O brócolis também contém quantidades mensuráveis ​​dos antioxidantes luteína e zeaxantina , que podem prevenir o estresse oxidativo e danos celulares nos olhos

O brócolis contém vários compostos bioativos que demonstraram reduzir a inflamação nos tecidos do corpo.

É teorizado que vários compostos funcionam sinergicamente para apoiar esse efeito, embora alguns pareçam funcionar individualmente também.

Brócolis contra o tabaco

Kaempferol, um flavonoide do brócolis, demonstra forte capacidade anti-inflamatória em estudos com animais e em tubos de ensaio.

Um pequeno estudo humano em fumantes de tabaco também revelou que comer brócolis levou a uma redução significativa nos marcadores de inflamação .

Embora esses resultados sejam promissores, são necessárias mais pesquisas para entender melhor como o consumo de brócolis afeta a inflamação em humanos.

O conteúdo de vitamina C suporta um sistema imunológico saudável. O sistema imunológico humano é complexo e requer uma infinidade de nutrientes para funcionar adequadamente.

A vitamina C é indiscutivelmente o nutriente mais essencial para a função imunológica – e o brócolis é carregado com ela.

Pesquisas indicam que a vitamina C desempenha um papel tanto na prevenção quanto no tratamento de várias doenças. Uma ingestão diária de 100–200 mg de vitamina C parece ser suficiente para prevenir certas infecções .

Normalmente, a vitamina C está associada a laranjas ou morangos, mas o brócolis definitivamente merece crédito – uma porção de meia xícara (78 gramas) de brócolis cozido possui 84% do RDI para esta vitamina.

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas