Rosa do Deserto: Cultivo e informações dessa planta resistente

Aprenda tudo sobre a rosa do deserto, essa planta com flores maravilhosas e delicadas com cores vivas que adoram o sol e dão todo o charme para qualquer jardim

O que é uma rosa do deserto?

As rosas do deserto (Adenium spp) tem uma floração muito abundante e bonita, são plantas suculentas maravilhosas e que possuem caule em forma de escultura e floração exuberante.

A rosa do deserto é um tipo de flor que se adapta fácil a países tropicais, afinal, elas são plantas originárias de áreas bastante quentes.


E no seu formato o caule é mais grosso na base porque a flor originária de áreas desérticas precisa de estrutura para suportar bastante vento e reservar água.

As lindas flores da rosa do deserto são encontradas em várias cores diferentes e belíssimas, desde tons de rosa, rosa, vermelho, lilás e vinho, e também em tipos mais exóticos de rosa do deserto que é a preta.

rosa do deserto planta

Como cuidar de rosas do deserto?

Se você tem algumas sementes de planta rosa do deserto, e não sabe o que fazer para plantar, vamos te dar algumas dicas que devem te ajudar na execução das tarefas e cuidados com essa espécie de planta.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Qual o ambiente para rosa do deserto

As rosas do deserto são originárias de ambientes com muita baixa umidade e bastante calor, sendo assim, se a sua intenção é plantar sementes de rosa do deserto é muito importante mantê-la em um lugar onde o sol bate bastante o dia todo na planta e que a temperatura mínima não seja menor que 14ºC.

Rosa do Deserto como cultivar

Faço o mesmo para as plantas já crescidas, caso ganhe um vasinho com uma planta do deserto, o ideal é manter ao menos 6 horas no sol, pois essa espécie de planta adora o sol e requer muita pouca rega de água.


Leia também: Orquidário: Como montar o seu Gastando bem Pouco

Como fazer a preparação para plantar sementes de planta rosa do deserto

A rosa do deserto precisa de bastante água para se desenvolver bem, porém, é importante que o solo não fique muito encharcado.

Por isso, ao plantar as suas sementes de rosa do deserto opte por vasos que façam uma boa drenagem da água.

Rosa do Deserto em vasos de barro

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas

Como regar a rosa-do-deserto

Para evitar que as raízes da sua rosa do deserto apodreça evite colocar muita água quando for realizar uma rega.

A dica para você que tem sementes da planta rosa do deserto e quer plantar, é interessante deixar a terra sempre úmida, mas nunca encharcada, por isso, para saber se sua rosa do deserto precisa de rega, basta observar se a terra está úmida e seca.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Rosa do Deserto vaso

Como cultivar a da rosa do deserto

Depende do tipo e tamanho da rosa que você pretende ter.

Você pode manter em vasinhos, e ela ficará com tamanho bem pequeno, de acordo com o tamanho do recipiente. Caso deseja ter aquela planta maior, com troncos grossos e mais flores, é bastante importante que você tenha as ferramentas de horta para fazer o cultivo da planta corretamente, outra dica também é cultivar a rosa do deserto por estacas.

Leia também: Porque usar Arroz e Água nas Orquídeas como substrato?

Tome bastante cuidado com as podas da rosa do deserto, é muito importante saber como fazer, e nunca se esquecer de usar luvas, pois a planta possui uma seiva bastante tóxica.


Rosa do Deserto

Qual o substrato para a Rosa do deserto

O substrato da rosa do deserto deve ser bastante rico em potássio, cálcio e fósforo. O substrato deve ser bem leve e essencialmente bem drenável.

Devido a ser drenável, o substrato para rosas do deserto, pode perder os seus nutrientes com frequência, pois as regas e chuvas levam embora a parte que a plante necessita, sendo assim, você deve fazer adubações complementares com o tempo.

Iluminação para a rosa do deserto

Esse tipo de planta exige muito sol. As rosas do deserto precisam tomar ao menos seis horas por dia de sol, se não foi feito isso sua planta pode não florescer ou dar muito poucas flores.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas