Quiabo e benefícios para saúde desse vegetal e curiosidades

Quiabo é um vegetal que geralmente é cozido e comido como ensopado ou molho. No entanto, também é usado para fazer sabão e tecido

quiabo e benefícios para saúde

Tem uma textura macia, uma textura viscosa quando crua e um sabor suave. Existem dois tipos de quiabo: o quiabo africano e o quiabo comum.

O quiabo africano cresce até 2 metros de altura e tem folhas mais grossas que o quiabo comum. Além do uso culinário, o quiabo também é usado para fins medicinais.

Benefícios do quiabo para a saúde

Os benefícios do quiabo para a saúde incluem promover a saúde digestiva, diminuir os níveis de colesterol, tratar diabetes e reduzir o risco de câncer.

Possui vitamina C, fibras e potássio. Além disso, o quiabo possui cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A e K. Também é excelente para reduzir a inflamação e promover a saúde cardiovascular.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 do quiabo ajudam na saúde do coração e seu magnésio ajuda no sono.

De acordo com médicos indianos, o quiabo é bom para os olhos devido ao seu beta-caroteno. Também possui propriedades adstringentes que limpam o sangue e promovem a cura.

A constipação é um dos problemas que podem ocorrer com o consumo regular de quiabo. A planta é eficaz no tratamento da constipação porque contém açúcares naturais que adoçam as fezes.

Além disso, o quiabo é uma fonte natural de fibra; consumi-lo aumenta a quantidade de fibras na dieta enquanto diminui as calorias ingeridas.


Isso o torna um suplemento ideal para dietas com falta de fibra alimentar. Além de tratar a constipação, o quiabo também é excelente para tratar diabetes devido ao seu alto teor de fibras solúveis.

Veja também: Benefícios do tamarindo e informações da fruta

Aumenta a quantidade de muco nos intestinos, o que equilibra os movimentos intestinais e evita a perda excessiva de pele em pessoas com diabetes.

O quiabo é uma excelente fonte natural de fibra dietética; tem o dobro da necessidade diária de fibras insolúveis e solúveis em uma dieta adulta média.

Além disso, a planta é rica em cálcio, magnésio, potássio, ferro, vitaminas A e C, ácido fólico e vitamina B6. A seiva do quiabo também é usada para fazer sabão; deixa um resíduo pegajoso nas superfícies quando lavado.

Como não contém seiva, este sabonete é isento de saponina – tornando-o seguro para pessoas com sensibilidade à saponina (por exemplo, pessoas com intolerância ao açúcar galactose).

O quiabo traz inúmeros benefícios à saúde quando consumido regularmente; você pode usá-lo para fazer refeições ou suplementos saudáveis ​​ou como forragem para animais ou usos industriais (por exemplo, fabricação de tecidos).

Pessoas com vários distúrbios descobrem que comer quiabo ajuda na constipação devido aos seus açúcares naturais e são usados ​​tanto medicinalmente quanto na culinária.

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas