Própolis você pode estar deixando de não turbinar sua imunidade, veja os benefícios

A própolis é uma mistura de pólen, cera e resina. É considerado o melhor método de defesa da natureza. Ele sela as lacunas na colmeia para manter insetos, bactérias e fungos afastados

benefícios do Própolis

Própolis, que em latim vem do ‘mel’, refere-se ao mel encontrado em muitos países ao redor do mundo.

O mel é um líquido doce produzido pelas abelhas. Embora o mel contenha muitos elementos benéficos, algumas variedades podem ser usadas para tratar certas condições médicas. Nos tempos antigos, as pessoas usavam mel para tratar feridas e infecções.

Eles também o aplicaram na pele como um produto para o cabelo. Para preservá-lo, eles também o cozinhavam ou ferviam. Com o tempo, esse mel fervido ficou conhecido como própolis.

Para fazer a própolis, as abelhas coletam resina e pólen das plantas. Eles também adicionam força adicionando cera do favo ao mel.

A mistura resultante tem inúmeras propriedades benéficas. Por um lado, evita doenças transmitidas por insetos e outras pragas no ambiente. Pode até atuar como anti-séptico quando aplicado em feridas e queimaduras.

Além disso, a própolis promove sistemas respiratórios saudáveis, eliminando poeira e bactérias do ar que respiramos. Ele pode até mesmo combater bactérias em nossas bocas e prevenir doenças bucais, como doenças gengivais.

Curiosidades sobre o própolis

Muitos registros históricos mencionam como civilizações antigas usavam mel de abelhas para fins de saúde. O médico grego Dioskorides escreveu sobre como os egípcios preservaram a própolis ao longo da antiguidade.

Eles o queimavam durante o inverno para manter suas casas aquecidas – um processo chamado ‘pirólise’. Alternativamente, eles cozinhariam a própolis antes de usá-la para seus problemas de saúde ou como preservação de alimentos.


Muitas tumbas egípcias abertas por arqueólogos ainda tinham própolis selando suas paredes e juntas do teto. Ao longo do tempo, as pessoas têm usado produtos naturais como própolis para substituir os tratamentos médicos feitos pelo homem.

Além de suas propriedades medicinais, as pessoas também usam a própolis como um produto natural para o meio ambiente.

As abelhas coletam a própolis dos favos de mel depois de fazer o mel. Eles colocam a própolis coletada em sua colméia onde a selarão com cera para armazenamento.

A própolis coletada tem muitos usos em casa e no jardim. As pessoas o usam como um controle natural de pragas em suas casas, jardins e automóveis. Tem um odor forte, mas agradável, que muitas pessoas acham agradável e refrescante ao usá-lo ao ar livre.

Própolis é um produto de saúde tradicional que tem inúmeros usos médicos em todo o mundo. Além de curar doenças, as pessoas usam o mel de abelhas há milhares de anos como suplemento alimentar e produto de beleza.

Você vai querer ver: Ora-pro-nóbis incrível e saudável o que ela faz com a planta, conheça os benefícios

Nos tempos antigos, as pessoas também usavam mel de abelhas para selar seus templos, criando o que hoje conhecemos como própolis. Até o momento, ainda existem muitos benefícios médicos desconhecidos do uso deste produto natural.

Mais informações sobre o uso do própolis

A própolis é uma mistura de pólen, cera e resina. É considerado o melhor método de defesa da natureza. Ele sela as lacunas na colmeia para manter insetos, bactérias e fungos afastados. Além disso, ajuda a manter uma temperatura constante dentro da “casa das abelhas” e esteriliza os alvéolos onde a abelha rainha deposita seus ovos.

Um dos efeitos mais pesquisados ​​da própolis marrom, verde e vermelha é sua capacidade de estimular o sistema imunológico. Várias substâncias da própolis interagem com células de defesa, macrófagos e neutrófilos para limpar nosso corpo.

Estudos têm mostrado aumento na produção de anticorpos e na atividade de células envolvidas na resposta imune tanto em animais quanto em humanos.

O extrato de própolis tem propriedades anti-inflamatórias sem efeitos colaterais. Funciona ao contrário de todos os anti-inflamatórios do mercado.

No campo da pesquisa, observou-se que a própolis possui habilidades anticancerígenas. Ele é um sujeito de pesquisa de diferentes cantos do globo. Experimentos mostraram que o produto pode inibir o crescimento de células cancerígenas e até ajudar a reduzir a disseminação de tumores de mama, fígado, próstata, pulmão e outros.

Como usar o própolis

  • Fortalece o sistema imunológico – Tome de 10 a 15 gotas de própolis com o estômago vazio, com ou sem limão, mas melhor para uso a curto prazo e interrompa o uso por um período de tempo para evitar intolerância.
  • Para gripes, resfriados e infecções bacterianas, usar 30 gotas 3 vezes/dia por uma semana a 10 dias
  • Como antiviral, para qualquer tipo de gripe, você também pode usar xaropes de ervas, mel e própolis.
  • Para crianças, use uma gota por quilo dividida em três ou quatro vezes ao dia. Melhor ainda são os extratos sem álcool. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.
  • Acne – sabonetes e cremes.
Créditos do vídeo: Angela Xavier