Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Plantas para quarto de casal – Dicas para decorar esse cômodo da casa

Cultivar plantas dentro de casa tornou-se um hobby para muitos nos últimos meses. Por causa das quarentenas obrigatórias ou voluntárias tão necessárias durante a pandemia

Muitas pessoas estão começando a ficar mais tempo em casa e mudando suas rotinas, incluindo atividades estimulantes e de alívio do estresse para tornar a vida em casa mais fácil e agradável.

Além de ser uma ótima distração, cultivar plantas é uma ótima forma de decorar e dar mais charme a um ambiente além de trazer diversos benefícios para a saúde.

De acordo com especialistas, plantar plantas no quarto pode melhorar muito a qualidade do sono. “Não há objeção em ter plantas nos quartos e dormitórios.

Existem até variedades que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono”, comenta Creuza de Fátima dos Santos, florista da Esalflores, a maior rede de floriculturas do país. Especialistas prepararam uma lista com 7 sugestões de plantas para ajudar a melhorar o sono!

Aloe vera: Uma planta preciosa, é uma suculenta e é conhecida por seus óleos ricos em vitaminas e nutrientes. Poucas pessoas a conhecem, mas é uma das plantas produtoras de oxigênio mais eficientes do ambiente, sendo uma ótima opção para purificar o ar em ambientes fechados, incluindo quartos. Além disso, é uma planta que requer poucos cuidados: regas esporádicas e exposição solar diária (recomenda-se colocar perto de uma janela).

Leia também: Descubra o motivo real e as vantagens de usar esponjinhas em vasos de plantas e hortas

Samambaia americana: A samambaia americana tem as propriedades de um umidificador de ar natural. É uma planta que se dá bem em casas, apartamentos e áreas mal ventiladas – desde que recebam bastante luz. Além disso, adora umidade e precisa de rega frequente para se manter saudável e bonita.

Hera: Com folhas verdes escuras e brilhantes, a hera é uma ótima opção para decorar e dar vida aos ambientes. É uma planta fácil de cuidar que cresce rapidamente e não requer poda. Ao reduzir a quantidade de mofo no ar, pode reduzir bastante os sintomas de alergias respiratórias. No entanto, se ingerida, é uma planta venenosa e deve ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação, de preferência pendurada. Além disso, é uma planta tolerante à sombra parcial ou ao sol pleno e precisa ser regada duas a três vezes por semana.

Lavanda: A lavanda tem propriedades relaxantes e calmantes e é uma das melhores plantas para ambientes internos. Seu aroma delicioso e único ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e melhora a qualidade do sono, tornando-o uma ótima opção para o quarto. Quanto aos cuidados, ela precisa ficar exposta à luz natural por pelo menos 6 horas por dia e só regar quando o solo estiver seco.

Gérbera: Enquanto muitas plantas emitem mais dióxido de carbono à noite, a gérbera consegue manter o oxigênio liberado e ainda filtra compostos como benzeno, formaldeído e tricloroetileno, tornando-se um ótimo limpador. É uma planta muito resistente, semelhante a um girassol, com opções de cores vibrantes e intensas como rosa, amarelo e laranja além do branco. Quanto aos cuidados, ela é perfeita para um ambiente de meia sombra e precisa ser regada de duas a três vezes por semana.

Crisântemo: Além de conter piretrinas, possui propriedades especiais que purificam o ar e ajudam a eliminar as substâncias do tabaco, tornando-se uma excelente alternativa para repelir naturalmente mosquitos, baratas e moscas. Idealmente, esta flor está perto de uma janela, pois precisa de luz direta. A rega é melhor feita pela manhã para evitar molhar as folhas para evitar queimaduras, 2 a 3 vezes por semana, dependendo da condição do solo, que deve estar sempre úmido.

Espada de São Jorge: Recomenda-se vivamente a melhoria da qualidade do ar através da absorção de substâncias tóxicas como benzeno, formaldeído e tricloroetileno. Essa é uma ótima opção para quem não tem muita habilidade com plantas, pois são fáceis de cuidar e bastante resistentes – são quase imortais. Além disso, estudos mostraram que a Espada de São Jorge ajuda a prevenir irritação nos olhos, problemas respiratórios e dores de cabeça.

Sair da versão mobile