Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Petúnia como cuidar da planta e flores e características

Petúnias são um grupo de plantas com flores amplamente cultivadas em jardins e quintais. Eles têm flores grandes e perfumadas com uma variedade de cores

As petúnias geralmente são cultivadas em vasos, mas algumas variedades crescem bem no solo. Cada petúnia tem uma personalidade distinta que depende de sua cor, estação e origem. Escolher a petúnia certa para o seu jardim é essencial para um jardim bonito e lucrativo.

As petúnias são plantas perenes que crescem a partir de tubérculos. Cada petúnia tem sua própria cor, forma e personalidade únicas.

O nome ‘petúnia’ vem da palavra grega para ‘vermelho’. Algumas variedades de petúnias têm flores vermelhas, amarelas, laranja ou brancas.

Alguns têm folhas variegadas com cores vermelhas, verdes e amarelas. Cada petúnia tem suas próprias variações de cores naturais e padrões que variam de acordo com a estação. Variedades de primavera tendem a ser de cor mais clara do que suas contrapartes de verão.

A poda é uma das tarefas mais importantes ao cultivar petúnias. Você precisa cortar regularmente flores mortas, folhas e caules para evitar a superlotação de sua planta.

Para manter sua planta com aparência fresca, apare sua petúnia regularmente durante a estação de crescimento.

Você também pode cortar o cabelo da sua planta removendo o excesso de partes das flores após a frutificação. Isso ajudará sua planta a ter a melhor aparência enquanto produz frutas em vez de flores.

Além disso, você deve cortar as folhas de sua planta para promover um novo crescimento se elas ficarem caídas ou danificadas.

As petúnias precisam de rega regular e luz solar para se manterem saudáveis. Regue sua petúnia regularmente para evitar que ela seque ao sol.

Você também deve evitar regar demais sua planta; permitir que um pouco de umidade evapore do solo do seu recipiente é suficiente para as petúnias.

Ver também: Como cuidar de samambaia e características da planta

Além disso, fertilize sua planta regularmente usando um fertilizante orgânico ou suplemento alimentar líquido com micronutrientes para obter melhores resultados. Fertilizar suas petúnias à noite as ajuda a absorver mais nutrientes da solução. Então você pode apenas sentar e apreciar suas lindas flores!

Você pode dizer a um jardineiro experiente pela maneira como eles cuidam de suas petúnias. Um jardim mal cuidado pode rapidamente se tornar uma confusão de petúnias mortas e plantas arruinadas.

Para evitar isso, você deve seguir um protocolo de jardinagem adequado ao cultivar petúnias em um recipiente ou canteiro.

Comece plantando suas sementes de petúnia diretamente no solo em um local ensolarado com abundância de nutrientes e fontes de água.

Após a germinação, mova suas mudas para um ambiente interno / externo no peitoril da janela, onde elas receberão bastante luz, mas não muito calor ou frio.

Após cerca de duas semanas, transfira-os para o local final do contêiner, onde receberão bastante luz solar, boa circulação de ar e nutrição sólida da mistura de solo bem drenado. Seguir estas etapas garantirá a você a colheita mais saudável possível!

Escolher a variedade certa – localização – cuidado oportuno – e mistura do solo – tudo contribui para uma experiência de petúnia bem-sucedida, não importa o quão experiente você seja como jardineiro!

As petúnias são fáceis de cultivar, desde que você as forneça com os devidos cuidados; apenas certifique-se de seguir as diretrizes sugeridas pelo berçário local!

Como cuidar de petúnias

O cultivo de petúnia é relativamente simples. As flores coloridas precisam de rega regular, controle de pragas e cobertura morta para prosperar.

Rega

Regue regularmente. As petúnias têm um sistema radicular relativamente raso e, dependendo do recipiente em crescimento e das condições de sol, algumas plantas podem exigir rega diária. Verifique o solo e fique de olho na saúde da folhagem para determinar o cronograma correto de rega da petúnia.

Controle de pragas

Os pulgões são uma praga comum da petúnia, especialmente em plantas jovens; se você notar folhas doentes e enroladas ou manchas verdes brilhantes de insetos, remova as folhas infectadas ou trate com um sabão inseticida. O coplantio oferece uma maneira livre de produtos químicos para reduzir os problemas.

Palha: Uma fina camada de material orgânico macio, como palha ou aparas de grama, regula a temperatura e a umidade do solo e evita que as ervas daninhas criem raízes.

Poda da petúnia

Deadheading é uma forma de poda que simplesmente se refere à remoção de flores mortas por beliscar ou cortar para estimular um novo crescimento. Algumas variedades não requerem desfolha, mas flores grandes e ipomeias devem ser desfolhadas regularmente para manter a aparência e a produtividade.

Adubação

Plantas prolíficas de petúnia se beneficiam de aplicações ocasionais de fertilizante líquido, aplicado diretamente no solo ou pulverizado na folhagem em forma diluída. Os fertilizantes granulares de liberação lenta são outra opção para o cultivo de plantas em meios de cultivo sem solo.

Sair da versão mobile