Orquídea Encyclia e sua Espécies – Informações e dicas de platio

Separamos informações sobre a Orquídea Encyclia e sua Espécies para você aprender a cuidar dessa espécie

A Orquídea Encyclia é caracterizada por plantas epífitas, simpodiais, com inflorescências apicais e flores nunca excedendo 4 centímetros de diâmetro com labelo livre da coluna por quase toda sua extensão.



Este é um gênero que foi criado a partir do gênero EPIDENDRUM, ao qual está intimamente ligado.

Leia também: Melhores maneiras de cuidar de sua orquídea.

Orquídea Encyclia
Encyclia-cordigera-Orquidea-especies

Gênero composto por aproximadamente 242 espécies, distribuídas por toda a América tropical.

Encontradas em florestas secas e úmidas, desde o nível do mar até altitudes de 3000 metros, dependendo da espécie. A maioria das espécies é cultivada sob condições de temperaturas e clima intermediários, sendo normalmente cultivadas como as CATTLEYAS, que gostam de alta luminosidade.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Principais espécies: Enc. alata, Enc. cordigera, Enc.brassavolae, Enc. lutzemberg, Enc. polybulbum, Enc. spirictusantensis, Enc. vitellina.

Orquídea Encyclia
Encycliarandii-especies-orquideas

Substrato da Orquídea Encyclia

Em relação ao substratos,dependerá da espécie. É possível usar uma mistura de turfa com pedras porosa (pedra mineira), assim como outros materiais, por exemplo,a combinação de carvão,casca de pinos e pequenas pedras. A ventilação do local é essencial para afastar as pragas e secar o substrato.Pode ser plantada em cascas, placas e pedaços grandes de madeira simulando o plantio natural, pois possuem raízes finas, sendo essa outra adaptação da espécie para viverem nos habitats.

Adubação para Orquídea Encyclia

A adubação deve ser rica em nitrogénio (N), quando os pseudobulbos estiverem em fase de crescimento. antecipando a floração, pode-se optar por fertilizante rico em fósforo (P), quinzenalmente.

Replantio da Orquídea Encyclia

Se faz necessário no momento em que o exemplar encostar na borda do vaso ou quando o substrato entra em decomposição. ao realiza-lo os pseudobulbos devem ser dispostos no centro do recipiente, pois o crescimento da planta ocorre por todos os lados.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Orquídea Encyclia
Orquidea-Encyclia-Angustiloba-especies
ORQUiDEA-Encyclia-diurna-especie
ORQUiDEA-Encyclia-diurna-especie

Luz para Orquídea Encyclia

– Forneça luz forte, algo semelhante ao que usaria para as Cattleyas ou até mais. A luz solar direta pode ser benéfica, desde que as plantas vão se adaptando a ela de forma lenta, por isso, comece deixando a orquídea durante 1 hora exposta ao sol por alguns dias e vá aumentando a quantidade de horas gradativamente.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Temperatura para Orquídea Encyclia

– A temperatura requerida pelas orquídeas Encyclia varia um pouco de espécie para espécie, mas de forma geral a maioria prefere algo em torno de 21 a 25ºC durante o dia e uma queda de até 6 a 8ºC durante a noite.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.