Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Orquídea Bulbophyllum binnendijkii – conheça essa espécie encantadora

É o mais vasto e um dos mais complexos gêneros dentre as orquídeas, com cerca de 2000 espécies bastante diversas, distribuídas pelos trópicos de todos os continentes com predominância no sudeste africano e asiático. Somente na Nova Guiné há mais de quinhentas espécies descritas.

Poucas são as características comuns a todas as espécies deste gênero. Apresentam crescimento simpodial e frequentemente apresentam rizoma bastante longo crescendo de forma desordenada com pseudobulbos bem espaçados, de modo que até que a planta forme uma touceira, seu aspecto é bastante desarrumado, muitas espécies apresentam crescimento cespitoso. 1 m de comprimento.

A inflorescência é produzida a partir de nós do rizoma ou da base do pseudobulbo, e pode conter desde uma flor solitária, até dezenas de flores dispostas de maneiras variadas. Algumas nascem formando uma coroa ou estrela, outras formam uma umbela ou corimbo, ou podem nascer enfileiradas e paralelas. As flores também variam de poucos milímetros até cerca de 30 cm de comprimento.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Normalmente o labelo dessas plantas é bem colorido e imita insetos da região em que vivem. Na maioria das espécies a base do labelo é apenas levemente preso ao resto da flor de modo que podem mover-se com a mais leve brisa atraindo insetos polinizadores. Algumas são perfumadas e outras produzem cheiro bastante repulsivo, que pode assemelhar-se ao de carniça. As sépalas podem ser mais ou menos crescidas e consideravelmente mais largas que as pétalas e labelo.

Cultivo
São cultivadas das maneiras mais variadas conforme seu local de origem. De modo geral os Bulbophyllum asiáticos e africanos são plantas fáceis de manter, que gostam de bastante claridade, calor e muita umidade, mas não toleram o sol pleno, em poucos anos formando grandes touceiras.

Já algumas das espécies brasileiras podem ser consideradas de cultivo dificílimo. Muitas são rupícolas e gostam de bastante sol, e mesmo sol pleno com pouca umidade do ar. Outras provém de florestas e apreciam mais umidade e menos sol.

Orquídea GÊNERO BULBOPHYLLUM

Filogenia

Este gênero foi primeiramente descrita por Aubert du Petit Louis-Marie-Thouars (abreviatura botânicos Thouars ) em seu livro “Histoire des plantes Particulière orchidées recueillies sur les trois Iles Australes d’Afrique, de França, de Bourbon et de Madagascar”, descrevendo 17 espécies de Bulbophyllum. Existem hoje mais de 2800 registros (nomes aceitos e sinônimos) para este gênero.

Esse grande número e da grande variedade de suas formas fazer o gênero um desafio considerável para o taxonomista:. 120 seções e subgêneros foram listados. O nome científico foi derivado da palavra latina bulbo (lâmpada-like) e do grego palavra phyllon (folha), referindo-se aos pseudobulbos em cima do que a folha está em crescimento.

O centro de diversidade do gênero se nas florestas montagem de Papua Nova Guiné (mais de 600 espécies), que parece ser a evoluçãopátria, que o gênero é pantropical e generalizada, ocorrendo em Austrália , Sudeste Asiático (com mais de 200 espécies em Bornéu), Índia , Madagascar (com 135 espécies, algumas endêmicas), África e no centro tropical e América do Sul .

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas


Estrutura

As características gerais deste gênero são: single-NodeD pseudobulbos, a inflorescência basal e os lábios de celular. Este gênero abrange uma incrível variedade de formas vegetativas, a partir de plantas altas com cana-de-como hastes, para erradicar os escaladores que vento ou rastejar seu caminho até troncos de árvores. Os outros membros são pendurados epífitas (plantas que crescem em outros), e um grande número que se desenvolveram folhagem suculenta para um maior ou menor grau. Algumas espécies são rupícolas . Uma espécie tornou-se quase sem folhas e usa seus pseudobulbos como os órgãos da fotossíntese .
Estas orquídeas com uma simpodial crescimento têm rhizomatous hastes com freqüência angulares pseudobulbos . A fina de folhas coriáceas são dobradas longitudinalmente.


Polinização

Muitos Bulbophyllum espécies têm o odor típico da decomposição de carcaças , e as moscas que atraem ajudar na sua reprodução através de polinização .A ereto ao dente inflorescência surge lateralmente a partir da base do pseudobulbo.

A forma de flor tem um plano estrutural básico que serve para identificar este gênero. Mas esta forma pode ser muito diversa: composto ou simples, com poucos ou muitas flores, com osressupinadas flores dispostas em espiral ou em duas fileiras verticais.

As sépalas e as pétalas também podem ser muito variadas: reto ou virado para baixo, sem footstalk ou com uma garra muito tempo na base. Elas são muitas vezes peludo ou insensível. Há 2-4 duro e ceroso polínias com stipes presentes ou ausentes. Os frutos são cápsulas beakless.

Cultivo

As espécies fabulosas e bizarras que compõem este grande gênero têm sido o foco de colecionadores de orquídeas há mais de um século. As plantas necessitam de alta umidade combinada com boa circulação de ar ea maioria deles têm um hábito sempre florescendo e flor continuamente ao longo do ano. Eles tendem a preferir os níveis de luz moderada, mas não gostam de sombra profunda. Eles são considerados moderados a difícil no cultivo, e exigem um ambiente controlado crescendo para atingir algum grau de sucesso.

Eles geralmente não são adequados como plantas de interior, a maioria não irá prosperar em um caso Wardian a menos que recebam movimento de ar adequado. O hábito de crescimento plantas produz pseudobulbos amplamente espaçados ao longo de cabo-como seções rizoma, ea maioria destas plantas são mais acomodados em placas. Algumas espécies deste gênero podem ficar muito grande, mas a maioria destas espécies são de pequeno e médio porte de epífitas quente, úmido, florestas tropicais úmidas.

Eles podem crescer continuamente rodada anos sem período de dormência aparente se forem mantidos quentes e são alimentadores moderados no cultivo e deve ser mantida úmida o tempo todo. Eles podem tolerar secura por períodos curtos, mas eles têm sistemas de raízes finas e preferem condições de umidade o tempo todo.

Algumas das espécies menores fazer bem em vasos com substrato de casca de pequeno diâmetro. As plantas produzem raízes muito finas em geral, e as raízes são facilmente danificadas. As plantas não gostam de perturbação de suas raízes.

Elas são fáceis de manter uma vez que um bom ambiente é estabelecida com alta umidade e uma atmosfera fresca, flutuante, levemente circulando ser crítico. A maioria dessas espécies são o calor amoroso e não pode tolerar temperaturas frias ou geladas.

As flores produzem vários odores semelhantes seiva, urina, sangue, fezes, carniça, e algumas espécies de aromas frutados perfumadas.A maioria destas espécies são polinizadas voar, e atrair hordas de moscas, mas não todas as espécies neste gênero muito grande.

Bulbophyllum beccarii em flor tem sido comparada a cheirar como uma manada de elefantes mortos e dois esta espécie e Bulbophyllum fletcherianum são variadamente descrito como o que torna difícil para andar em uma estufa em que estão sendo cultivadas se as plantas estão em flor por causa de suas avassalador odores florais.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Mais informações sobre Orquídea Bulbophyllum binnendijkii

As Orquídeas Bulbophyllum binnendijkii são uma espécie de orquídea encontrada nas florestas tropicais da Indonésia, especialmente em Java, Sumatra e Kalimantan. Esta é uma orquídea epífita, que cresce naturalmente em árvores e troncos em florestas úmidas e quentes. Suas flores têm um aroma forte e distinto, semelhante ao de carne podre, e são polinizadas por moscas.

Descrição da Planta

As orquídeas Bulbophyllum binnendijkii crescem em grupos, com pseudobulbos ovais e achatados que variam em tamanho de 1 a 5 centímetros de comprimento. As folhas são largas, verdes e coriáceas, com uma textura levemente enrugada. A flor é relativamente grande, com cerca de 7 centímetros de diâmetro, e tem um formato peculiar em forma de estrela. As cores das pétalas variam do amarelo ao marrom-avermelhado, com manchas escuras que ajudam a imitar a aparência de carne em decomposição.

Cultivo

As orquídeas Bulbophyllum binnendijkii são relativamente fáceis de cultivar em condições de umidade e calor elevados. Eles devem ser cultivados em vasos com substrato bem drenado e rico em nutrientes, como casca de pinheiro e carvão vegetal. A planta deve ser regada regularmente para manter o substrato úmido, mas não encharcado. É importante fornecer boa ventilação para prevenir o acúmulo de umidade, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Em relação à iluminação, as orquídeas Bulbophyllum binnendijkii preferem sombra parcial, evitando a exposição direta à luz solar intensa, pois isso pode causar danos às folhas e flores. Um local com luz filtrada ou sombra leve é o ideal para o cultivo desta orquídea.

As orquídeas Bulbophyllum binnendijkii são conhecidas por sua resistência a doenças e pragas. No entanto, deve-se tomar cuidado para não expor a planta a condições muito frias ou secas, pois isso pode enfraquecer a planta e torná-la mais suscetível a problemas de saúde.

Curiosidades

As flores das orquídeas Bulbophyllum binnendijkii são frequentemente usadas na culinária indonésia para adicionar sabor a pratos de carne e frutos do mar. Além disso, a planta é valorizada na medicina tradicional indonésia por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Embora o odor das flores da orquídea possa ser considerado desagradável para algumas pessoas, é importante notar que ele desempenha um papel crucial na polinização da planta, atraindo as moscas que são responsáveis por espalhar o pólen para outras plantas.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Sair da versão mobile