Orquídea na bucha vegetal: Aprenda como plantar

Dica especial para plantar Orquídea na bucha vegetal e ter resultados incríveis, deixando as raízes ainda mais resistentes

Como plantar Orquídea na bucha vegetal

Muito usado por diversos cuidadores de orquídeas como vasos diferentes, a bucha vegetal cai como uma luva na hora de plantar qualquer espécie.

A dica pra se fazer esse tipo de plantação é usar usa bucha vegetal novo, que não tenha ainda sido usada.



Para plantar a sua orquídea na bucha, é preciso tirar a casca da bucha, para que se remova o cheiro ruim que essa parte tem.

Agora vamos lavar muito bem a bucha por alguns minutos, lave basante até se certificar que o material esteja bem limpinho, Se caso preferir, você pode deixar a bucha de molho em uma solução misturada de água sanitária e água normal da torneira e deixar em repouso por uma noite.

Orquídea na bucha vegetal: Aprenda como fazer sua planta

Após esse processo, remova a bucha da solução e lave-a bastante novamente para retirar toda a solução. Preste muita atenção nessa etapa, pois se caso você deixar algum resíduo de água sanitária, isso pode acarretar muito mais para a sua planta.

Agora vamos para a secagem, é necessário que essa bucha esteja completamente seca para receber a orquídea. Deixe-a no sol por alguams horas, até que esteja completamente seca.

Chegamos na parte em que teremos que adaptar e acertar a bucha para que ela receba a orquídea. Você deve escolher a planta que irá usar a bucha como vaso e moldar a sua bucha de acordo com a planta.

É preciso ajeitar bem o formato, e com a ajuda de uma tesoura, pode ser feito cortes na ponta da bucha para que ela fique mais parecida com um vaso mesmo e com isso você vai modelando.


Não esqueça de retirar todas a sementes de dentro da bucha e adicionar um chumaço de esfagno em seu interior, o esfagno fará o paple da terra em seu novo vaso de bucha.

Orquídea na bucha vegetal

Porque usar o esfagno nos vasos de orquídeas?

Uma das importâncias do esfagno é que esse musgo faz faz uma espécie de simbiose quando esta em contato com as plantas do tipo orquídeas, mas segurar a umidade é a principal função desse musgo, isso evita que a orquídea sofra com muito ressecamento podendo acabar até morrendo se não tratado.

Fornecer nutrientes é uma outro importantíssima função do esfagno, isso acarretará na ajuda do bom desenvolvimento de sua planta. O musgo tem a capacidade de fazer um fornecimento de maneira gradual, o que ajuda e deixa despreocupado os criadores.

Então, não se esqueça desse passo importante. o Esfagno é muito importante quando for plantar um orquídea, seja em qualquer vaso. Por esses motivos esse é o material mais utilizado para a plantação de orquídeas.

Agora para finalizar nossa plantação de orquídea na bucha, basta colocar o esfagno, e colocar bem acomodada a muda de orquídea dentro da bucha e está pronto!, Simples assim 🙂

Orquídea na bucha vegetal

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas

Nesse Vídeo do Canal Canal da Luciana RR & As Orquídeas na Janela , ela mostra como plantas Orquídea Phal e Vanda em Bucha e os resultados são MUITO bons 🙂

Créditos do Vídeo: Canal da Luciana RR & As Orquídeas na Janela

Alguma dicas para melhorar o cultivo de suas orquídeas:

Isso é muito importante, as orquídeas Não gostam de sol. Preferem local fresco e sombreado com pouco/médio ar corrente.

As orquídeas Não gostam de local exposto às correntes de vento.

Orquídea Cymbidium não deve ser cultivada em estufa. Prefere local aberto e sombreado.

Ao comprar sua orquídea Cymbidium faça o seu replante em um vaso grande logo na primeira minguante após o término da floração.


Por ser uma orquídea terrestre ela precisa de muito substrato para que as raízes possam se desenvolver adequadamente.

Essa orquídea é vendida em vaso estreito por questão de economia dos produtores (economia no custo de transporte e na quantidade de substrato utilizado).

Orquídea Phalaenopsis prefere o ambiente interno (residências e escritórios).

Deve ser cultivada em ambiente fresco e ventilado. Não tolera sol direto, vento e nem o ar condicionado.

Nunca faça a poda das raízes da orquídea Phalaenopsis.

Não faça a poda da haste floral após a queda das flores, pois depois de algumas semanas brotarão hastes florais secundárias.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Orquídea na bucha vegetal

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas


Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Bucha em Orquídea

Algumas dicas e cuidados para suas orquídeas

1. Prefira os vasos de barro aos de plástico. Apesar de serem mais caros, os primeiros têm mais porosidade e drenam melhor a água.

Se optar pelos plásticos, fique de olho nas regas para não encharcar demais a planta.

2. Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia.

Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.

3. Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea.

A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas