Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

8 formas deixar o seu jardim mais colorido e alegre, mesmo em dias chuvosos

Descubra oito formas encantadoras de deixar o seu jardim mais colorido e alegre, mesmo em dias chuvosos. Explore dicas e ideias para adicionar cores vibrantes e criar um refúgio exuberante em qualquer clima

Mesmo em dias chuvosos, é possível manter o seu jardim vibrante e cheio de cores alegres. Com algumas estratégias inteligentes e escolhas de plantas adequadas, você pode transformar seu espaço externo em um refúgio encantador mesmo durante as chuvas.

Apresentaremos oito formas de deixar o seu jardim mais colorido e alegre, mesmo nos dias mais cinzentos. Explore essas dicas valiosas e descubra como criar um ambiente exuberante que irá iluminar os seus dias chuvosos!

Escolha plantas com flores vibrantes

Uma maneira certeira de trazer cor ao seu jardim em dias chuvosos é escolher plantas com flores vibrantes. Opte por espécies como rosas, margaridas, girassóis, petúnias e calêndulas. Essas flores trarão um espetáculo de cores para o seu jardim, mesmo sob a chuva. Além disso, certifique-se de selecionar variedades resistentes à umidade, que possam suportar as condições adversas.

Plante arbustos de folhagem colorida

Outra maneira de adicionar cor e alegria ao seu jardim em dias chuvosos é por meio de arbustos com folhagens coloridas. Escolha espécies como o arbusto-de-borboleta (Buddleja), a hortênsia (Hydrangea), o arbusto-de-fogo (Pieris japonica) e o arbusto-das-borboletas (Clerodendrum trichotomum). Essas plantas oferecem uma ampla variedade de cores, desde tons vibrantes de rosa e roxo até verdes e amarelos intensos.

Crie um jardim de chuva

Aproveite os dias chuvosos para criar um jardim de chuva, também conhecido como jardim pluvial. Essa é uma forma inteligente de aproveitar a água da chuva de maneira sustentável, enquanto adiciona beleza e cor ao seu jardim.

Utilize plantas aquáticas como lírios, juncos e cavalinhas em áreas de solo úmido ou em um pequeno lago. Essas plantas não apenas fornecerão uma paleta de cores interessantes, mas também criarão um habitat propício para insetos e aves.

Aposte em vasos e recipientes coloridos

Uma maneira simples de trazer cor instantânea ao seu jardim em dias chuvosos é através do uso de vasos e recipientes coloridos. Opte por peças em tons vibrantes como vermelho, amarelo, azul ou laranja. Esses vasos irão adicionar um toque de alegria mesmo quando o céu estiver nublado.

Além disso, você pode combiná-los com plantas de folhagens e flores contrastantes para criar uma composição visualmente impactante.

Acrescente elementos decorativos coloridos

Além das plantas, você pode adicionar elementos decorativos coloridos ao seu jardim para torná-lo mais alegre em dias chuvosos. Utilize objetos como esculturas, mosaicos, móveis e até mesmo guarda-chuvas coloridos.

Esses elementos trarão uma explosão de cores e criarão pontos de interesse visual. Lembre-se de escolher materiais resistentes à umidade para garantir a durabilidade desses itens.

Cultive plantas com folhagens multicoloridas

Para um jardim repleto de cores, mesmo em dias chuvosos, aposte em plantas com folhagens multicoloridas. Existem diversas espécies que possuem folhas com variações de cores, como o coleus (Solenostemon scutellarioides), o lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii), o acanto (Acanthus mollis) e o lambari-roxo (Tradescantia pallida). Essas plantas adicionam um charme especial ao seu jardim, independentemente do clima.

Crie um jardim vertical com plantas pendentes

Aproveite o espaço vertical do seu jardim e crie um jardim vertical com plantas pendentes. Escolha espécies como samambaias, heras, lambaris e columéias, que se adaptam bem a essa forma de cultivo.

Essas plantas não apenas trarão cores e texturas interessantes ao seu jardim, mas também ajudarão a preencher espaços vazios e criar uma sensação de abundância.

Confira também: 5 plantas mágicas que trazem riqueza e prosperidade para sua vida

Sair da versão mobile