Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Fertilizar orquídeas tire suas dúvidas e aprenda melhora como fazer a adubação

Dicas práticas e um pouco de teoria para você não ter mais dúvidas sobre como fertilizar orquídeas e ter uma qualidade boa para suas plantas

Toda planta precisa de 14 a 17 elementos químicos para ter uma vida saudável. Eles confiam mais em três desses elementos. Eles são nitrogênio, fósforo e potássio.

Ela também precisa da quantidade certa de cálcio, magnésio e enxofre. Por isso, os grupos desses 6 elementos químicos são chamados de macronutrientes.

.São necessários outros elementos, mas em escala muito menor. Por isso, são chamados de micronutrientes. Entre eles mencionamos boro, zinco, ferro, magnésio e cobre.

As plantas essencialmente obtêm esses elementos químicos do solo e são realmente poderosas fábricas de fertilizantes. correto.

Mas você pergunta: E as epífitas, como as orquídeas, que vivem nas árvores? Bem, eles têm que usar uma estratégia muito específica. Se você olhar de perto, verá que na natureza, eles tendem a se desenvolver perto de galhos e axilas na maioria das vezes.

Veja também: Gotejador de plantas artesanal aprenda como fazer sem gastar quase nada

A razão para isso é que, nesses locais, alguns detritos, etc., provenientes de plantas (sementes, cascas, pequenos frutos, folhas, etc.) e de origem animal (penas, fezes, cartilagens, cascas de ovos, insetos mortos, etc.) sempre vai acumular. ).

Ele se decompõe e se converte em nutrientes após um período de tempo. Em outras palavras, mesmo que vivam em árvores e não as comam, as epífitas sempre podem encontrar os nutrientes de que precisam, não importa o que aconteça.[

Isso não acontece em vasos plantados em substrato inerte, como a casca. Eles são privados deste recurso. Daí a importância da fertilização.

Como fertilizar e adubar suas orquídeas

Regra 1
As orquídeas devem ser fertilizadas, sim, mas apenas durante os meses quentes ou quando estiverem totalmente desenvolvidas vegetativamente.

Regra nº 2
Como essas plantas crescem muito lentamente, seria tolice fertilizar as orquídeas pesadamente de uma só vez. Eles simplesmente não usam e você desperdiça fertilizante e joga seu dinheiro no lixo.

O guia completo para cuidar de orquídeas
Regra nº 3
A luz é essencial no processo de absorção do fertilizante através das folhas. A umidade do substrato também é crítica. A absorção foliar cai drasticamente quando as plantas são desidratadas.

Regra nº 4
Evite fertilizar durante a parte mais quente do dia. A temperatura ideal é em torno de 20º C. É altamente recomendável regar as orquídeas na véspera da adubação foliar.

De um modo geral, os fertilizantes são quaisquer substâncias naturais ou artificiais adicionadas a um substrato para promover o desenvolvimento da planta. Em outras palavras, qualquer coisa que possa ser usada pelas plantas como alimento.

Quanto à fonte de nutrientes, existem dois métodos de adubação: adubação orgânica e adubação inorgânica.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Adubos orgânico

É a quebra de um elemento químico de uma substância de origem animal ou vegetal. É o caso, por exemplo, de esterco, composto, farinha e tortas como a de mamona.

No passado, o fertilizante orgânico era a única opção. No entanto, no caso das orquídeas em vaso, esses fertilizantes, quando solidificados, podem causar o entupimento parcial dos espaços entre as fibras da samambaia (ou similar), prejudicando a aeração nas raízes da planta.
Além disso, tendem a alterar o índice de pH do substrato e disseminar o fungo.

Dica nº 1
Se você quiser fazer adubo orgânico em suas orquídeas, o ideal é usar xarope de fertilizante (veja abaixo) ou uma quantidade mínima de torta de mamona. Esta substância é um subproduto da produção do óleo de mamona e é rica em nitrogênio, fósforo e potássio.

Adubo orgânico

70% bolo de rícino
10% farinha de osso
10% cinzas vegetais
10% de esterco de aves (curtida)
Misture tudo e coloque uma colher de chá no substrato na parte de trás da planta a cada 3 meses.

Adubo inorgânico

A partir dos símbolos químicos dos 3 elementos mais necessários para qualquer planta, resuma o nome mais famoso do fertilizante: NPK. .

São obtidos por extração mineral ou refino de petróleo. É o caso dos fosfatos, cloretos, sulfatos, salitre chileno e o famoso NPK, nada mais do que caracterizações químicas dos três principais componentes desses fertilizantes. O N vem do nitrogênio, o P vem do fósforo e o K vem do potássio – três dos elementos químicos dos quais a vida das plantas mais depende, como já vimos.

Nitrogênio

É um elemento químico que as plantas precisam em grandes quantidades. Estimula a germinação e as folhas, sendo responsável pela “saúde verde” das folhas.

Dica nº 2
Uma boa aplicação de nitrogênio deixará as folhas da orquídea mais carnudas e com uma cor verde mais intensa.

A falta deste elemento inibe os processos de nutrientes, reduzindo o tamanho das folhas e dando-lhes uma cor amarelo-esverdeada.

No entanto, a aplicação excessiva de nitrogênio eventualmente super-estimula o crescimento e deixa o tecido da planta frouxo e menos resistente ao ataque de pragas e doenças.

Fósforo

É outro elemento essencial na vida das plantas. Juntamente com o nitrogênio, é um fator de maturidade e qualidade precoce. Seus principais efeitos estão relacionados à floração e frutificação, ao desenvolvimento radicular e ao endurecimento dos órgãos vegetativos dos órgãos.

Dica nº 3
Plantas ricas em fósforo são altamente resistentes a doenças. A falta desse elemento químico pode ser notada pela cor avermelhada das folhas, crescimento muito lento e floração pouco vigorosa.

POTÁSSIO
É um macronutriente com um importante papel na vida vegetal. Sua presença na seiva das plantas é indispensável, principalmente para maximizar os efeitos da adubação nitrogenada. Além de contribuir muito para o desenvolvimento e a saúde do sistema radicular.

Dica nº 4
Quando o teor de potássio aumenta na seiva, ocorre uma economia de água nos tecidos das plantas. É que este elemento químico tem a propriedade de regular o fechamento dos estômatos, os poros vegetais, reduzindo as perdas de água pela transpiração e, portanto, conferindo à planta maior resistência à falta d ́água e baixas temperaturas.

Dica nº 5
Durante a fase de crescimento, adube as suas orquídeas a cada 15 dias com adubos foliares, mas deixe para regar 48 após a aplicação.

Dica nº 6
Evite o uso de água clorada para misturar com os fertilizantes.

Dica nº 7
Não esqueça que a diferença entre o remédio que cura e o veneno que mata às vezes está apenas na dosagem. Concentrações altas de fertilizantes são altamente tóxicas para as plantas

Sair da versão mobile