Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Como transformar garrafa PET em tecido para roupas e outros itens

Você sabia que é possível fazer tecido a partir de garrafas PET? Isso é muito comum e muito feito na reciclagem e nessa matéria você irá saber mais sobre isso

A reciclagem de garrafas PET é uma ação que contribui diretamente para preservação ambiental, evitando que uma grande quantidade de lixo seja descartada e reduzindo a exploração dos recursos naturais.

Uma eficiente forma de reciclar esse material é por meio da transformação das garrafas em tecido. Entenda como esse processo funciona:

O plástico das garrafas PET é transformado em fibras de poliéster nesse processo, a fibra um material excelente para a produção de tecidos.

O primeiro passo para o processo de criação de tecido a partir das garrafas PET é coletar uma grande quantidade de garrafas de plásticas.

Essas passarão por uma lavagem para não ter impurezas, depois por uma moagem e a secagem. Após as três etapas, as garrafas PET terão se transformado em um produto que se chama Flake.

Agora, o Flake é fundido a uma temperatura de 300ºC e filtrado para eliminar todos os resíduos sólidos, metais e pedras. Depois de ser resfriado com água, o material é encaminhado para um procedimento de granulagem.

Leia também: Ideias inevitáveis para fazer com garrafas plásticas – crochê e artesanato

O produto é novamente exposto a uma temperatura elevada, tornando-se uma pasta. Esta pasta, por fim, passa por uma bomba com saída que contém minúsculos buraquinhos que vão separar o material em fibras.

Ao sair da bomba, o material é armazenado em tambores — já em formato de longos filamentos. Por fim, as fibras de plástico passam por um processo de secagem e são embaladas em fardos.

Nesta etapa o produto está pronto para ser transformado em fios, enchimento de travesseiros, carpetes, roupas e outros itens.

Tecido produzido de garrafa PET

Confira o vídeo abaixo, muito esclarecedor sobre esse tema de transformar garrafinhas PET em tecido, uma ação bem curiosa e muito benéfica para o meio ambiente.

Créditos do vídeo: Semana de Ciência e Tecnologia
Sair da versão mobile