Como plantar tomate e benefícios desse fruto tão popular

Os tomates são um alimento básico versátil e um ingrediente comum em muitas cozinhas. Eles também são uma das frutas mais populares em todo o mundo

como plantar tomate beneficios para a saude

Além de seu valor culinário e nutricional, o tomate também é um alimento básico na horta. Tanto os tomates quanto as plantas de tomate são comumente cultivados e consumidos.

Cada um faz parte de nossa dieta diária; nós os cultivamos o suficiente para que eles não representem mais ameaças à nossa saúde.

Tanto os tomates quanto as plantas de tomate são variedades produzidas e comercializadas comercialmente.

Ambos são comumente encontrados em supermercados e restaurantes. Eles também estão disponíveis em abundância em mercados de agricultores e espaços ao ar livre. Ambos se tornaram tão difundidos que até se tornaram um prejuízo para o meio ambiente.

Veja: Benefícios do inhame para a saúde e curiosidades

Benefícios do tomate

Tomates são considerados uma excelente fonte de licopeno, vitamina C, potássio, fibra, vitamina B6, ácido fólico, magnésio, manganês, ferro, zinco e vitaminas A e K.

Essas vitaminas e minerais ajudam na digestão, visão, fluxo sanguíneo e muito mais. Além disso, os tomates são particularmente ricos em flavonoides antioxidantes, como a apigenina, que apresentam inúmeros benefícios à saúde, além de seu valor nutricional.

Além de seu valor culinário, o tomate também é usado para fazer ketchups, molhos, sucos e muitos outros pratos.


Existem diversas variedades de tomate; estes incluem cereja (ou ameixa), uva (ou tomate), tomates em forma de pêra e de tamanho normal.

Os tomates têm polpa grossa que os diferencia de outras frutas; isso se deve ao seu alto teor de carotenóides – especificamente licopeno.

O tomate tem um sabor versátil que varia conforme a variedade; eles são doces quando maduros com um tom ácido.

O alto teor de açúcar junto com a vitamina C contribui para o sabor doce dos tomates. Além de seu valor culinário, os tomates também são usados ​​para fazer diversos outros pratos.

Tanto os tomates quanto os pés de tomate são valiosos alimentos básicos da culinária, bem como recursos naturais.

Como plantar tomates

No entanto, existem maneiras de cultivar seus próprios tomates e preservar os recursos naturais sem comprometer sua saúde ou o meio ambiente.

Ambos crescem facilmente em jardins e também em ambientes internos por meio de sistemas hidropônicos ou cultivo em peitoris.

Cuidar bem dos tomates cultivados em casa garante sua total disponibilidade para consumo, bem como a preservação dos recursos naturais.

Créditos do vídeo: Pomar e Horta em Vasos