Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Como plantar maracujá e benefícios da fruta para a saúde

Aprenda tudo sobre o maracujá, uma fruta muito comum no Brasil e muito saboroso para fazer sucos, doces e saborear no ano todo

Como plantar maracujá?

Outra maneira de cultivar maracujá é pegar um galho de qualquer maracujá que tenha botões, em vez de usar sementes. Então é só plantar em um vaso e esperar. Ao contrário das sementes, que demoram cerca de 20 dias para crescer, as raízes dos galhos demoram cerca de 14 dias para surgir.

Outra ótima maneira de cultivar maracujá em casa é por meio de estacas, galhos de um pé de maracujá já crescido que podem ser replantados diretamente no solo e fazer crescer outra árvore. Essa técnica é muito apreciada, pois seu maior benefício é que a planta cresceu até uma certa altura, portanto dará frutos mais rapidamente, pois não precisa ser cultivada do zero.

O principal problema para quem quer cultivar maracujá nos estágios iniciais de desenvolvimento do fruto são as lagartas. Felizmente, essa praga é relativamente fácil de contornar: basta manter uma cebola ou cebolinha por perto, junto com um raminho com folhas de calêndula. Outros eventos incluem pulgões e nematóides.

Veja: Como plantar coentro benefícios dessa erva amada por muitos e odiada por outros

Quais são os benefícios do maracujá?

Este é apenas mais um motivo para cultivar maracujá. Considerando todos os benefícios, vitaminas, fibras e variedade de receitas e sabores que o maracujá oferece, cultivar essa planta em casa pode ser uma excelente forma de aproveitar esse ingrediente no dia a dia, em sucos, mousses ou até mesmo em receitas de guloseimas. Tudo graças à calma que esta planta promete proporcionar.

Além de suas propriedades sedativas, o maracujá é uma excelente planta para diabéticos porque suas propriedades relaxantes também fornecem um benefício secundário de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Isso porque, como o açúcar é uma fonte de energia, quando você se sente letárgico, seu corpo entende que não precisa manter altos níveis de açúcar porque não estará fazendo nenhuma atividade muscular intensiva.

Agora que você já conhece todos os cuidados necessários para cultivar o maracujá, aproveite alguns dos benefícios da planta desde o plantio até a colheita. Se você ainda não está convencido de que essa aventura é tão nutritiva, espere para se convencer, pois os benefícios do maracujá são muitos.

Como cuidar do maracujá?

A adubação do maracujá é o principal cuidado que você precisa para ter bastante fruta. Isso porque o maracujá é uma planta hermafrodita, ou seja, possui órgãos masculinos e femininos para fecundação. Porém, por uma questão de diversidade genética, ela não se autopoliniza e precisa sempre ser pareada para florir e para que as flores dêem frutos quando a árvore ao lado for adubada.

Os principais problemas enfrentados pelo maracujá são insetos e pragas típicos dos trópicos. Isso porque, embora esses insetos sejam resistentes a doenças, eles podem causar muitos danos às plantas. Os principais invasores das plantações de maracujá são as moscas-brancas e moscas-brancas, que se alimentam da seiva da árvore, inibindo sua normal floração e frutificação.

Uma dica final de como cultivar maracujá em apartamento é estar sempre atento às pragas e doenças que as plantas pequenas podem transmitir. O maracujá é mais suscetível a pulgões. São pequenos insetos que se alimentam da seiva das plantas, prejudicando seu crescimento.

Sair da versão mobile