Como plantar alecrim informações do cultivo e onde usar essa planta cheirosa

O alecrim é um arbusto perene perfumado que cresce até 3 metros de altura. A planta lenhosa tem folhas macias em forma de agulha e cachos de flores azuis com bordas brancas

Como plantar alecrim

Tem um cheiro terroso de pinho e é usado em pratos gregos e italianos. O alecrim também possui muitas propriedades medicinais, como tratar problemas gastrointestinais e estimular a memória.

Tanto o alecrim quanto as rosas são conhecidos por seus aromas fortes. Ambas são lindas plantas com usos variados.

Como e onde usar o alecrim

Por exemplo, o alecrim é usado em pratos gregos e italianos para dar sabor a carnes, peixes e frango. Você também pode usá-lo para temperar assados, como pão ou bolos. Também é um ótimo complemento para os chás de ervas dos Sims ou coquetéis à base de mel.

Por outro lado, você pode usar o alecrim para apimentar seus molhos e ensopados favoritos para seus pratos de carne.

Também é um ótimo complemento para suas saladas verdes para adicionar sabor aos seus pratos. Tanto o alecrim quanto as rosas são perfeitos para usar em receitas!

Confira: Benefícios do melão e curiosidades dessa fruta deliciosa e refrescante

O alecrim pode ser usado tanto para fins culinários quanto medicinais. Por exemplo, tem vários usos na cozinha, como aromatizar vários alimentos e fazer misturas de especiarias.

Também pode ser usado como agente aromatizante em perfumes, loções corporais e sabonetes, bem como em névoas para higienização de banheiros e escritórios.


Ele até encontrou seu caminho para os remédios fitoterápicos antigos, com seus usos que vão desde doenças estomacais até o tratamento de infecções respiratórias, dores de cabeça e muito mais. Você pode plantar alecrim e rosas em um jardim ou em uma área sem solo.

Como cultivar o alecrim

Plantar alecrim requer um local ensolarado com boa drenagem do solo. Você também pode adicionar um pouco de sujeira, se desejar; no entanto, o alecrim prefere um canteiro elevado com boa drenagem, pois não gosta de umidade.

Depois de plantar o alecrim, fertilize-o a cada duas semanas com uma fórmula de liberação lenta feita para ervas. Em seis meses – ou quando você quiser colher os galhos da planta – você pode colher as folhas cortando-as da planta com tesouras de podar ou tesouras na base de cada cacho de folhas.

Em seguida, espalhe as folhas firmemente em papel toalha ou jornal para secar ao ar antes de armazená-las para uso culinário ou medicinal no futuro.

Tanto o alecrim quanto as rosas são lindas plantas com muitos usos; eles são complementos perfeitos para o seu jardim ou espaço ao ar livre sem solo!

Você pode usar ambas as ervas para fins culinários ou medicinais – lembre-se de que o alecrim não tem um cheiro tão forte quanto o das rosas!

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas