Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Como plantar açafrão informações e benefícios da planta

O açafrão é uma especiaria derivada da flor do açafrão. Um açafrão contém um rico corante vermelho que lhe dá o nome

A cor do açafrão vem de um composto chamado safranal. Este composto dá ao açafrão sua tonalidade distinta e usos culinários.

Benefícios do açafrão

Alguns acreditam que o tempero também tem propriedades medicinais. Embora haja algum debate sobre isso, o açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo.

Para fazer açafrão, as flores de açafrão-açafrão (Saffarina crocifolia) devem ser secas. Para obter a melhor qualidade, as flores secas devem ser pulverizadas.

Vários fatores afetam a qualidade do açafrão, incluindo clima, solo e maturidade das sementes de açafrão. Leva de 45 a 60 dias para o açafrão amadurecer o suficiente para colher o tempero.

A melhor maneira de preservar o açafrão é secá-lo e moê-lo em pó em um ambiente controlado. Dessa forma, você sempre terá alguns à mão.

Ambas as extremidades da planta de açafrão são usadas para fazer açafrão. A extremidade do estigma é onde o estigma de um açafrão se prende.

Veja: Benefícios do abacaxi para saúde e como cultivar a fruta

Os filamentos que compõem esta parte da flor também são usados ​​para fazer açafrão. Essa extremidade da planta também pode ser usada para fazer proteína de arroz vermelho, que é usada em alimentos como pão e vinho.

Existem várias maneiras de extrair o açafrão dessas extremidades da planta – cada uma com seus próprios desafios.

Cada método produz diferentes níveis de qualidade, dependendo de fatores como clima e maturidade das sementes.

Uso do açafrão

Os usos do açafrão são muitos – desde colorir alimentos até tratar problemas médicos. Pode até ser usado como corante natural para tecidos e papel.

O açafrão tem um sabor forte, então você provavelmente vai querer usá-lo com moderação na culinária. Você pode encontrar sacos pré-embalados de açafrão em pó na maioria dos supermercados para facilitar o uso em receitas ou como enfeite para pratos.

O açafrão pode até ser comprado on-line para uso em receitas gourmet ou como adição a sobremesas e doces. O açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo devido à sua alta demanda e baixa oferta.

No entanto, pode ser caro devido à sua escassez e boa qualidade. Independentemente disso, definitivamente vale a pena investir tempo no cultivo do açafrão, se você tiver os requisitos de espaço e solo para isso.

Ambas as extremidades da planta são usadas para fazer esta preciosa especiaria; apenas certifique-se de ter condições adequadas ao colher!

Sair da versão mobile