Vamos falar um pouco de construção de orquidário, não claro entrando em detalhes técnicos de construção, nem muito menos nomes complicados e orçamentação de materiais, mas sim uma noção geral de um orquidário que de fato cumpra com sua função que é a de favorecer as orquídeas com um ambiente adequado para o seu cultivo.
A questão de um ambiente favorável para o cultivo pode ser conseguido de várias maneiras e em vários ambientes, o que torna o seu cultivo possível até em apartamentos(isto será discutido em postagem complementar), mas para isso é preciso ter em mente qual o tipo de ambiente em que as orquídeas gostam de viver.
Quando falamos em orquídeas falamos em mais de 35.000 espécies, fora os centenas de milhares de híbridos existentes o que naturalmente nos garante que existem plantas vivendo nos mais variados ambientes pelo mundo, mas de modo geral podemos dizer que o ambiente de orquídea precisa ser úmido, com umidade adequada média em torno de 80 à 85% e que se necessita de um sombreamento adequado para evitar danos causados pelo sol e que precisa ser um ambiente bem ventilado, sem excesso de ventos.
Tendo todos esses fatores em mente então podemos começar a planejar como devemos fazer nossos orquidários, o que já se começa com a escolha do local, sendo que quando possível poder escolher um local que já atenda boa parte desses fatores acima facilita e barateia muito a obra, mas quando não possível é possível fazer correções para melhorar o ambiente.
O material a ser utilizado é outra coisa importante, porque ao fazer o orquidário o material utilizado precisa ser apropriado para atender aos requisitos das orquídeas que é, fornecer o sombreamento e proteção, manter uma umidade mais alta dentro do orquidário, proteger as plantas da chuva dreta e ser resistente aos fenômenos do clima.
Falando ainda quanto aos materiais podemos citar como indispensável ao cultivo a tela de sombreamento(sombrite ou aluminet) que em geral se usa do 50% a 80% dependendo da região e altura do orquidário; o filme agrícola ou plástico agrícola, indispensável para fazer a proteção de chuva, e também ajuda na questão do sombreamento e na manutenção da temperatura do orquidário; telas de proteção contra entrada de animais, outro material interessante para o orquidário que pode ser a própria tela de sombreamento, ou tela de galinheiro ou o uso das duas; estruturas de sustentação que podem ser madeira, metalon, alumínio, alvenaria ou o uso de mais de 1 desses na montagem.
Quanto ao tipo de orquidários existem os antigos ripados de madeira, que praticamente não se recomenda mais seu uso devido a serem construções mais rústicas e costumam ser caras por usar muita madeira, fora o problema da durabilidade.
O telado é o tipo mais habitual de orquidários existentes no momento. é o mais prático e adequado para o cultivo, além de ter uma durabilidade maior e a manutenção é facilitada. Os telados podem ser simples apenas com tela na cobertura; fechados com telas na cobertura e nas laterais e com dupla cobertura, sendo a cobertura externa com a tela de sombreamento e a cobertura interna com o uso do plástico agrícola ou telha transparente para proteção da chuva.
É possível ainda o uso de plástico agrícola nas laterais como cortina que podem ser levantados e abaixados, auxiliando na proteção de ventos e chuvas e também no sombreamento. Existem ainda as casas de vegetação fechadas e climatizadas, que são construções caras, normalmente feitas por firmas especializadas que normalmente só compensa para grandes empreendimentos, sendo que a realidade no momento são os telados.
Veja também A primeira Parte da Matéria Como Montar seu Orquidário em Casa.
![]() |
telado com lateral aberta foto: Rita de Cassia |
![]() |
exemplo de telado coberto nas laterais com cobertura dupla, a externa com tela de sombreamento e a interna com filme agrícola. Foto Andrew Fogtman DK |
Em fim tendo em vista o conhecimento desses fatores todos e dos materias é hora de planejar o orquidário. O importante nesta fase é você ter em mente o que vc ta disposto a fazer, as medidas, o material, o quanto vai custar e o quanto você está disposto ou pode pagar pela construção. A coisa mais importante para isto é pensar que a construção não precisa ser requintada cheia de frescuras, e sim funcional e quanto a questão da estética quando possível deve ser incrementada, mas o principal é ele ser funcional e servir ao propósito previsto. todo planejamento começa com muita observação dos locais do clima e da ideia do que se pretende fazer e como e em seguida tirando medidas e pedindo ajuda caso necessário para esboça isto em papel.
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
![]() |
exemplo de esboços para facilitar na hora de construir. |
![]() |
detalhe das colunas cravadas a 50cm de profundidade no solo. |
A tela de sombreamento seja qual for ela tem função de sombreamento e consequentemente ela ou absorve calor, como o sombrite, ou reflete calor, como o aluminet o que é benéfico porque chega menos calor ao filme agrícola ou telha, o que aumenta muito sua vida útil, além de que quando ocorre chuvas pesadas, principalmente granizos se caso o filme ou a telha estejam por cima o plástico ou a telha podem se danificar, por mais que estejam colocados corretamente e já as telas de sombreamento são mais resistentes a queda das pedras de gelo do granizo. Tem um vídeo que coloquei neste blog que mostra exatamente isso num temporal de granizo que caiu e eu filmei caindo no orquidário.
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Pingback: Como construir um Orquidário Caseiro - Tudo Sobre Orquideas
A materia me foi util.Obrigada.
Matérias excelentes,parabéns
Muito interessante
Gostaria de saber se o filme agrÃcola que é colocado abaixo do sombrios pode ser substituÃdo pelo plástico transparente fino (10 mm) e se devo fazer furos nele para entrar alguns pingos de chuva ou deixar o orquidário sem recebimento de água de chuva. Agradeço a atenção.