Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Como fazer óleo de coco caseiro e benefícios

Óleo de coco é um ingrediente versátil na culinária e na cosmética, com muitos benefícios para a saúde. Embora possa ser facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados, muitas pessoas preferem fazer o seu próprio óleo de coco em casa.

Vamos aprender como fazer óleo de coco caseiro em três etapas simples, além de discutir os benefícios e usos do óleo de coco caseiro.

Benefícios do óleo de coco caseiro

O óleo de coco caseiro oferece muitos benefícios em relação ao óleo de coco comercial. Em primeiro lugar, é mais fresco e puro, sem aditivos ou conservantes. Além disso, o óleo de coco caseiro pode ser feito a partir de cocos frescos, o que significa que você pode obter óleo de coco virgem prensado a frio, o que é considerado o tipo mais saudável de óleo de coco.

Outra vantagem do óleo de coco caseiro é que você pode controlar o processo de fabricação e garantir que o óleo seja produzido de forma sustentável e ética. Você pode escolher cocos orgânicos e verificar as condições de trabalho dos trabalhadores envolvidos na produção.

Confira também: Como evitar o pior problema das orquídeas, tudo que você precisa saber

Além de ser uma opção mais saudável e natural que os óleos vegetais industrializados, o óleo de coco caseiro pode trazer diversos benefícios para a saúde e bem-estar, como:

Existem basicamente dois tipos de óleo de coco caseiro que podem ser feitos: o óleo de coco prensado a frio e o óleo de coco refinado. A diferença entre os dois está no processo de produção.

O óleo de coco prensado a frio é feito a partir da polpa fresca do coco, que é prensada a frio para extrair o óleo. Esse processo preserva os nutrientes e benefícios do coco, resultando em um óleo de coco mais puro e de melhor qualidade. Já o óleo de coco refinado é feito a partir da polpa seca do coco, que é processada com solventes químicos para extrair o óleo. Esse processo resulta em um óleo de coco mais barato, mas com menos nutrientes e benefícios.

Passo a passo para fazer óleo de coco caseiro

Existem várias maneiras de fazer óleo de coco caseiro, mas aqui estão os três métodos mais comuns:

Método quente

Este é o método mais rápido e simples para fazer óleo de coco caseiro, mas requer calor e atenção constante.

Materiais:

Instruções:

  1. Comece abrindo os cocos e retire a polpa.
  2. Corte a polpa em pedaços pequenos e coloque no processador de alimentos ou liquidificador. Adicione água suficiente para cobrir a polpa.
  3. Bata a mistura até que fique homogênea.
  4. Despeje a mistura em uma panela grande e aqueça em fogo médio-alto, mexendo constantemente.
  5. Quando a mistura começar a borbulhar, reduza o fogo e continue mexendo por cerca de 20 a 30 minutos.
  6. Quando a mistura se separar em óleo e líquido, retire do fogo.
  7. Despeje a mistura em um pano de queijo ou gaze para coar e espremer o óleo.
  8. Armazene o óleo de coco caseiro em um recipiente de vidro e deixe esfriar antes de usar.

Passo a passo para fazer óleo de coco caseiro

Materiais necessários:

Instruções:

Passo 1: Comece abrindo os cocos e retirando a água. Para isso, faça um furo em um dos olhos do coco e deixe a água sair. Você pode beber a água ou utilizá-la em outras receitas.

Passo 2: Quebre os cocos em pedaços pequenos. Se preferir, pode retirar a casca marrom que fica em volta da polpa, mas isso não é obrigatório.

Passo 3: Coloque os pedaços de coco no liquidificador ou processador e adicione água suficiente para cobrir os pedaços.

Passo 4: Bata tudo por alguns minutos, até que a mistura esteja bem homogênea e cremosa.

Passo 5: Coloque o pano limpo em cima de um recipiente de vidro e despeje a mistura de coco sobre o pano.

Passo 6: Junte as pontas do pano e torça para retirar todo o líquido.

Passo 7: Deixe o líquido descansar por algumas horas, até que o óleo de coco se separe da água e da parte sólida do coco.

Passo 8: Retire o óleo de coco da superfície com uma colher ou com uma bomba de sifão. Armazene em um recipiente de vidro com tampa e conserve em um local fresco e seco.

Veja:
Adubo caseiro mais rápido e fácil do mundo para qualquer planta
Como plantar orquídeas em troncos – o guia que você precisa anotar

A seguir, vamos mostrar como fazer cada um dos tipos de óleo de coco caseiro:

Óleo de coco prensado a frio Ingredientes

Modo de preparo:

  1. Coloque o coco ralado em uma tigela grande e despeje a água quente por cima. Deixe o coco hidratar por cerca de 5 minutos.
  2. Em seguida, despeje a mistura em um liquidificador ou processador de alimentos e bata até obter uma mistura homogênea.
  3. Transfira a mistura para um tecido de algodão limpo e esprema para extrair o leite de coco. Você pode usar um pano de queijo ou um coador de café para isso.
  4. Despeje o leite de coco em uma panela grande e leve ao fogo baixo. Cozinhe por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente, até que o óleo de coco comece a se separar do leite.
  5. Retire a panela do fogo e deixe esfriar por cerca de 15 minutos.
  6. Despeje o óleo de coco em um pote de vidro limpo e deixe esfriar completamente antes de usar.
  7. Óleo de coco refinado Ingredientes:

Outra Maneira de fazer

Modo de preparo:

  1. Coloque o coco ralado em uma tigela grande e despeje a água quente por cima. Adicione o sal e mexa bem.
  2. Deixe o coco hidratar por cerca de 5 minutos.
  3. Em seguida, despeje a mistura em um liquidificador ou processador de alimentos e bata até obter uma mistura homogênea.
  4. Transfira a mistura para um tecido de algodão limpo e esprema para extrair o leite de coco. Você pode usar um pano de queijo ou um coador de café para isso.
  5. Despeje o leite de coco em uma panela grande e leve ao fogo baixo. Cozinhe por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente, até que o óleo de coco comece a se separar

Como utilizar o óleo de coco caseiro

O óleo de coco caseiro pode ser utilizado de diversas formas na culinária e também na rotina de cuidados pessoais. Algumas sugestões de uso incluem:

Para fazer o óleo de coco caseiro, é importante escolher cocos frescos e de boa qualidade, e seguir um método adequado para extrair o óleo. Com um pouco de paciência e dedicação, é possível fazer um óleo de coco caseiro de alta qualidade que pode ser utilizado para diversos fins, desde culinária até cuidados com a pele e cabelo. Experimente e desfrute dos benefícios do óleo de coco caseiro!

Sair da versão mobile