Como acabar com traças: do teto, parede, chão e mais – As dicas que você não sabia

Vamos aprender como acabar com as traças de todos os locais da casa e aprender mais sobre elas para evitar de que apareçam

como acabar com as traças croche facilidades da vida

Aprender a combater as traças é muito importante para que você não tenha suas roupas furadas e seus livros roídos. Você verá que as traças podem se alojar em diversos locais da sua casa, desde o teto até mesmo onde você dorme, o colchão.

Entendendo como as traças funcionam será mais fácil você conseguir eliminá-las. Pensando nisso, escrevemos um tópico falando somente sobre o que são, onde vivem e do que se alimentam. Em seguida, você aprenderá receitas caseiras para eliminar esses insetos da sua casa.


E, mesmo que sua casa não tenha traças, existem muitas maneiras de prevenir a proliferação delas, isso através de cinco métodos simples. Sendo alguns desses métodos a higienização do ambiente e manter o local arejado. Não perca tempo e confira a seguir! 

Como acabar com as traças

As traças são muito comuns em ambientes domésticos, podendo se alojarem desde o seu teto até no seu piso de madeira. Sendo assim, confira como eliminar essa praga da sua casa. 

Como acabar com traças no teto

Atualmente no Brasil existem três tipos de traças, as populares traças-de-livro, as de parede e as de grãos que comem feijão e milho, por exemplo. As traças de parede são muito comuns de serem encontradas no teto também, sendo assim, confira a seguir como acabar com elas.

Sendo assim, para acabar com essa praga do seu teto é muito importante sempre manter o ambiente limpo, podendo ser através de um aspirador.  Além desse método, você pode usar óleo de cedro diluído na água e, então, borrifar no teto a fim de que dilua esse inseto. 

 Como acabar com traças na parede

Assim como para acabar com as traças do teto, com as que ficam alojadas na parede será necessário fazer uma limpeza com frequência para que não surjam mais insetos. Primeiramente, a maneira mais fácil de eliminar as que estão presentes no local é aspirando ou retirando-as com o auxílio de uma vassoura ou pano.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Depois de realizar esse procedimento, é importante repeti-lo pelo menos uma vez na semana e depois quinzenalmente. Como também, é recomendável que você identifique se na sua casa não tem algum local muito úmido, pois as traças gostam de locais assim. 


Leia também: Segredo para fazer primer caseiro especial sem praticamente gastar nada

Como acabar com traças no colchão

O colchão também é um local muito comum de encontrar traças, afinal, elas se alimentam de restos de matéria orgânica  e tecidos, como lã e linho. Então, será normal encontrá-las no colchão devido ser um lugar que tem suor e fibras de tecido.

Então, para evitar que elas invadam sua cama durante a noite, mantenha sempre as colchas e lençóis higienizados e se possível, faça a limpeza do colchão também. Para fazer a limpeza do colchão, você pode borrifar água com essência de lavanda e depois passar o aspirador ou um pano para tirar o excesso. 

Como acabar com traças no piso de madeira

Manter a casa arejada é uma das melhores maneiras para evitar e acabar com a proliferação das traças. Neste caso, se o piso da sua casa é de madeira, você terá que ter cuidado, pois esse ambiente é perfeito, já que possui pouca luz, muita umidade e acúmulo de poeira.

Como esse inseto em sua fase de larva é muito pequeno, é difícil recolher, sendo indicado usar um aspirador de pó. Mas, caso você não tenha um, você pode estar contratando um dedetizador. Assim, limpando cada canto não terá como essa praga se esconder. 

Como matar larvas de traça

Além de todos os métodos ensinados acima, existem outras maneiras de combater as larvas de traças. Esse inseto, quando está em sua forma de larva, não gosta de cheiros fortes, sendo as frutas cítricas uma grande aliada. Porém, nunca use naftalina pois ela é tóxica não somente para as traças mas também para as pessoas.

Sendo assim, você pode distribuir pelos cantos da casa cascas de limão e laranja, por exemplo. Caso opte por esse método, não se esqueça de trocar as cascas a cada uma semana ou quando o cheiro sumir. 

O que são as traças

Agora que você aprendeu como eliminar esse inseto da sua casa, chegou a hora de entender melhor o que é, onde vivem e do que se alimentam, pois assim será mais fácil lidar com essa praga quando ela aparecer. 

O que são as traças?

Traça é o nome popular que damos aos dois tipos desse inseto que podem ser encontrados dentro dos lares. As traças de livros fazem parte da ordem Zygentoma, enquanto que as traças de parede ou de roupa pertencem à ordem Lepidoptera, que é a fase de larva das mariposas. 

As traças fêmeas podem colocar entre 30 a 200 ovos, e depois elas morrem. Tendo um ciclo de vida que pode durar apenas 30 dias quando o clima está quente, em tempos de frio elas podem causar danos às suas roupas durante um período de 30 meses. 


Onde vivem e de que se alimentam?

As traças têm origem Europeia, mas também podem ser encontradas no Brasil. De um modo geral, o habitat natural desse inseto que o ajuda a sobreviver é dentro das casas, pois elas preferem áreas que tenha pouca luz solar e que seja úmido. Sendo assim, guarda-roupas e gavetas, lugares perfeitos. 

Além disso, elas se alimentam de papel, tecidos de origem animal, como a lã e o couro. Fora das casas, as traças costumam se alimentar de fungos, líquenes (algas) e principalmente de queratina, que é encontrada no suor humano, em penas e lãs. 

O que atrai as traças?

Embora as traças não sejam prejudiciais à saúde humana, é importante eliminá-las já que podem causar grandes estragos à sua casa. De um modo geral, o que costuma atrair as traças é o acúmulo de revistas, livros, a falta de higiene das roupas e papéis velhos.

Dessa forma, o que atrai esse inseto é a falta de limpeza e o acúmulo de poeira. Sendo assim, manter a caza sempre limpa e arejada é uma das maneiras de impedir a proliferação desse inseto. Além de evitar guardar livros, revistas e caixas de eletrodomésticos por muito tempo. 

Quais tecidos as traças não digerem?

Como você já pôde ler até aqui, existem dois tipos de traças muito comuns encontradas nos lares. Porém, as traças que comem suas roupas e colchas de cama são a da ordem Lepidoptera, que quando adulta se torna uma mariposa.

Com o avanço da tecnologia têxtil, as roupas começaram a ser feitas cada vez mais de materiais sintéticos, o que é uma boa alternativa para impedir que as traças as comam. Sendo assim, esse inseto não digere roupas com tecidos sintéticos, devido não serem de origem animal e não conter queratina.

O que faz aparecer as traças?

Como dito em tópicos anteriores, as traças gostam muito de locais úmidos, com pouca iluminação e que tenham resíduos de sujeira, como a queratina. Dessa maneira, é muito importante que você mantenha uma rotina de higienização da sua casa e dos objetos presentes nela para evitar que esse inseto tome conta da sua casa.

Manter gavetas, armários e guarda-roupas sempre limpos pode impedir que as traças apareçam. Como também, qualquer roupa que não tenha sido bem lavada e que ainda tenha resíduos corporais impregnados, como suor, urina e pelos, pode fazer com que essa praga apareça. 

Receitas de como acabar com as traças

Até aqui você já aprendeu algumas maneiras de como acabar com as traças, porém existem muitas outras maneiras simples e rápidas de serem feitas por você, com os ingredientes que tem em casa. Confira a seguir!  

Como acabar com as traças com vinagre

Acabar com traças usando o vinagre branco é um dos métodos caseiros que você aprenderá a seguir. O vinagre é muito eficaz devido ser um líquido ácido, dessa maneira, o líquido acaba corroendo as traças em seu estado de ovo ou larva quando entra em contato com as mesmas.  

Então, para preparar esse repelente, pegue um borrifador e coloque 250 ml de água e 250 ml de vinagre. Misture bem e depois borrife sobre a parede (locais que tenham alguma infestação) ou se preferir, borrife sobre um pano e em seguida passe-o nos locais em que o inseto está grudado. 

Como acabar com as traças com capim-limão

O capim-limão também é conhecido como capim-santo em algumas regiões do Brasil. Essa planta é uma erva medicinal muito usada para melhorar a digestão, quando fervida, suas folhas finas e cortantes liberam um aroma parecido com o do limão, sendo esse o motivo do seu nome.

Para acabar com as traças usando o capim-limão, você precisará colocar em saquinhos de organza ou tule, folhas frescas desta planta. Logo em seguida, pegará esses saquinhos e distribuirá entre os armários e gavetas da sua casa. Esse método é muito eficaz devido esse inseto não gostar de cheiros fortes. 

Como eliminar traças com cravo-da-Índia

O cravo-da-Índia surte o mesmo efeito do capim-limão, pois ambos têm cheiros muito fortes. Então, da mesma forma, prepare os saquinhos e espalhe-os pelos cômodos da casa que tenha infestação de traças. Além das traças, o cravo vai ajudar a afastar as formigas.

É importante lembrar, que você precisa trocar os saquinhos a cada três meses e, não precisa se preocupar, pois o cheiro do cravo não vai passar para as suas roupas. Outra forma que você pode fazer é ferver 20 cravos na água durante 5 minutos, logo depois, é só acrescentar o álcool e colocar em um borrifador. 

Como combater traças usando limão

Da mesma forma que o vinagre é ácido e tem o poder de matar essa praga, o limão também tem. Essa fruta possui pH de 2.2 o que significa que é muito ácido, já que de acordo com a tabela de pH, quanto menor o número mais ácido é a substância.

Assim sendo, ao borrifar limão sobre as traças elas morreram devido a alta acidez dessa fruta. Como também, você pode pegar a casca do limão e espalhar pela casa, pois o limão tem um cheiro forte. 

Como acabar com as traças usando lavanda

A lavanda é muito famosa entre os aromas para a limpeza das casas devido ao seu forte cheiro que fica presente no ambiente. As traças são insetos que não gostam de cheiros fortes, afinal, se para nós humanos pode chegar a ser um incômodo imagina para esses pequenos animais.

Sendo assim, esse é um dos motivos para que você use lavanda quando for higienizar sua casa. Você pode estar mergulhando bolas de algodão em óleo essencial de lavanda e logo em seguida, colocá-las em seus armários, gavetas e caixas de roupas. 

Como acabar com as traças usando louro

Embora não pareça, a folha de louro pode acabar ou impedir a proliferação de traças. Essa planta possui ácido láurico, uma substância química que tem o poder de destruir outras estruturas mais fracas.

Dessa forma, o louro tem o poder de matar insetos, como as traças e até mesmo mosquitos. Ademais, você precisará colocar três folhas de louro novas dentro de saquinhos, assim como você fez em tópicos anteriores. Logo em seguida, espalhe pela casa, colocando em guarda-roupas, estantes e armários. E não se esqueça de trocá-los a cada três meses. 

Espantar traças com cedro

Cedro é um tipo de madeira, mas atualmente no Brasil existem 6 espécies de árvores que podem ser chamadas de cedro, sendo que três delas estão ameaçadas de extinção. As espécies mais conhecidas no Brasil, são a cedrela fissilis e a cedrela odorata.

O cedro possui como uma de suas características principais o cheiro, logo é forte fazendo com que seja um ótimo repelente para as traças. Para usá-lo, você precisará pegar pedaços de serragem de cedro e colocar em saquinhos assim como você fez no tópico anterior. Em seguida, é só espalhar pela casa.

Como se prevenir das traças?

Além de usar métodos para acabar com as traças existem algumas maneiras que você pode estar fazendo em casa para prevenir a proliferação desse inseto. Veja a seguir! 

Mantenha tapetes, colchões e sofás higienizados!

As traças não vivem apenas dentro de guarda-roupas e paredes, elas também podem se alojar em tapetes, colchões e sofás. Devido esses objetos serem feitos de fibra de algodão e terem resíduos de suor deixado por você, então, esses locais se tornam ideais para elas. 

Para que as traças não se alojem nesses lugares, o que você precisa fazer é higienizar pelo menos uma vez na semana ou a cada quinze dias. Para isso, o mais recomendável é usar um aspirador de pó, já que é capaz de sugar esse inseto que esteja fixo em algum canto de difícil acesso. 

Lave as roupas antes de guardar

Assim como tapetes e colchões, por exemplo, precisam ser higienizados com frequência, pois podem ter resíduos de suor seu, as roupas também. Algumas pessoas têm o costume de guardar roupas que usaram apenas uma vez devido achar que não estão sujas.

A verdade é que você não deve fazer isso, pois por mais que a roupa não pareça suja, ela pode estar com algum resíduo de suor. Sendo assim, lave e guarde sempre limpas. O mesmo vale para roupas de pouco uso, lave pelo menos uma vez no mês. 

Mantenha armários bem arejados e iluminados

Você aprendeu no tópico “Onde vivem e de que se alimentam?” que esse animal gosta de lugares úmidos, quentes e que tenha pouca iluminação. Logo, esse ambiente é perfeito para que eles consigam se alimentar. Por isso, é muito importante que você mantenha seus armários sempre bem arejados e iluminados.

Pelo menos uma vez na semana abra as janelas do seu quarto e as do seu armário, assim o ar irá circular pelo ambiente. Caso haja alguma infiltração na parede ela irá secar deixando de ser um esconderijo para as traças e mofos. Veja também como limpar seu guarda-roupa!

Estenda suas roupas no Sol

Com certeza você deve se lembrar de quando sua mãe dizia para não deixar a toalha molhada em cima da cama. Pois então, ela estava certa, ao fazer isso você está dando chances para que as traças se proliferam, afinal esse ser gosta de umidade e de tecido.

Ao colocar suas roupas no Sol, o calor irá ajudar a afastar os microrganismos nocivos à saúde e que podem danificar as suas peças de roupa. Além disso, você estará cuidando da sua saúde, evitando que tenha crises de alergia (rinite e sinusite), durante o inverno. 

Acabe com a humidade

Como as traças gostam muito de locais úmidos, é importante você sempre verificar ao longo do mês se a sua casa não tem alguma infiltração. É muito comum durante o inverno aparecer infiltrações nas paredes ou até mesmo ao longo do ano nas paredes do banheiro.

Caso você note alguma humidade na sua casa, limpe o local com água sanitária para matar possíveis mofos e traças. Logo em seguida, lixe a parede, aplique um produto impermeabilizante, e somente após secar, pinte por cima. Para evitar humidade, deixe sempre as janelas do seu quarto abertas. 

Por que não usar naftalina?

Embora a naftalina seja ideal para matar as traças, ela não deve ser usada em hipótese alguma dentro de guarda-roupas e armários. Quando fora de um saco plástico, o naftaleno – composto químico da naftalina – sai de seu estado sólido para o gasoso. 

É durante esse processo que a naftalina tem o poder de matar as traças, pois essa substância liberada é tóxica. Esse vapor, quando inalado em grande quantidade pelo ser humano também pode fazer mal para a saúde. Por isso que nunca se deve vestir uma roupa que esteve em contato com a naftalina. 

Acabe com as traças da casa!

Com as dicas dadas neste artigo você conseguirá acabar com essa praga usando métodos caseiros, com produtos que você tem em casa, como o cravo, o louro e o vinagre, por exemplo. Como ainda, você pode optar pelo limão ou o capim-limão, que são duas alternativas muito eficazes no combate dessa praga. 

Além disso, você aprendeu o que é esse inseto, de onde ele surgiu, qual é o seu habitat natural e do que se alimenta. Vou leu que é muito fácil ter esse invasor em casa, morando em seu guarda-roupa e armários, basta não fazer uma boa higienização do ambiente e deixar roupas sujas guardadas.

Para finalizar, você aprendeu o que pode estar fazendo para evitar as traças em sua casa. Aproveite todas as dicas dadas aqui, coloque-as em prática e não perca suas roupas e livros para esse animal tão pequenino.

Recomendamos:
Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!