Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Cachepot para Plantas e Orquídeas: Modelos e Como fazer com Coco

Que tal aprender a fazer Cachepot para Plantas e orquídeas usando o coco e de uma maneira em fácil e decorar o seu jardim ou aquele cantinho da casa que esteja precisando de uma plantinha

Seja de madeira, plástico, acrílico ou com objetos naturais como o coco, você encontra cachepôs dos mais diversos tipos, formatos e modelos e podem ser usados e várias espécies de plantas e orquídeas.

Qual a função do Cachepot para plantas?

Os cachepôs para plantas tem como principal função e ideia embelezar ainda mais as plantas, dando mais valor e evidência com seu efeito bonito e ornamental, com isso deixando ainda mais bonito o visual das plantas.

Qual a diferença entre cachepô e vaso de plantas?

Os vasos de uma forma geral possuem sempre um furo ou buraco ne parte inferior para escoar e drenar a água e é o lugar onde é plantado a planta diretamente e são na maioria das vezes confeccionados em concreto, plástico resistente e cerâmica.

Já os lindos cachepôs tem um toque especial pois são fabricados com materiais mais requintados. Alguns exemplos são os cachepôs de vidro, porcelana, cobre, madeira trabalhada, potinhos delicados e até materiais naturais como a casca de coco. Outra característica é não possuírem furos, sendo assim, o mais indicado colocar o vaso dentro de um cachepot.

Como usar o Cachepot na decoração da casa e ambientes?

A palavra Cachepot significa ‘esconder’ em português e vem de origem francesa, ou seja, ao pé da letra seria como algum recipiente para esconder o vasinho de uma determinada planta.

Você já comprou uma linda orquídea que veio com um vasinho bem feinho e de baixa qualidade, que ficaria até estranho se colocasse essa planta para enfeitar um ambiente? Então, o cachepot vem para ‘disfarçar’ esse vaso e trazer ainda mais beleza para a planta e na decoração.

Mas se engana quem pensa que o cachepot só serve para ser usado para as plantas, ele pode ser usado de diversas outras maneiras diferentes. Alguns exemplos de uso do cachepô são: como porta-talheres, porta-lápis, item para decorar, porta-maquiagem, cestinho, porta moedas, objeto de decoração de de festa, entre outras ideias.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Cachepot de madeira

Uma dos modelos mais clássicos o cachepot de madeira lindo e bem fácil de usar e combinar na decoração de praticamente qualquer tipo de decoração. Pode-se adaptar ao estilo rústico em sua área de churrasco, ou até um mais clean para a sala de estar.

Atente-se a espaços abertos onde o seu cachepot possa pegar água da chuva, caso seja o seu caso, use modelos que seja resistente a chuva e as mudanças do tempo.

Cachepot de vidro

Um modelos diferente e com todo o charme que você pode até ver as raízes das plantas, o cachepot de vidro é transparente e muito discreto, combina com a sala e aqueles cantinhos do escritório e até no quarto.

Cachepot cerâmica

Muito usado em festas para decoração o cachepô de cerâmica fica linda para decorar as mesas do convidados e até usar como lembrancinhas.

Por ser um material muito versátil e bonito, a cerâmica pode ser trabalhada de diversas maneiras para fazer cachepôs que podem ter a cor natural do “barro”, ou modelos pintados de diversas cores e desenhos.

Cachepot de palha

Modelo interessante e diferente, muito usando nas festas juninas como enfeite e para colocar lembrancinhas dentro.

O cachepô de palha é divertido e bastante rústico e pode ser usado com plantinhas menores.

Cachepot para orquidea

As Orquídeas adoram um bonito cachepô e convenhamos que as deixam com muito mais glamour não é mesmo?

Toda a delicadeza das orquídeas ficam ainda mais aparentes quando estão de suporte de um bonito e delicado cachepô, fique a vontade e escolher o material usado, mas indicamos os de vidro que deixam as raízes das orquídeas mais a mostra dando mais beleza a planta.

Cachepot com suporte

Lindos quando se trata de decoração, combina com jardins e na área externa da casa, muito usado também em cozinhas para dar aquele toque todo especial.

Uma dica legal é fazer vários cachepôs de tamanhos pequeno a médio para pendurar um do lado do outro e dar um charme especial para a decoração com as plantas.

Como fazer cachepot com casca de Coco

Agora que você conheceu a variedade das opções que se pode ter para decorar suas plantas com o cachepot, que tal fazer aí na sua casa um lindo modelo reaproveitando a casca do coco?

Use para colocar aquela sua linda orquídea que está precisando de um recipiente novo, ou aquela plantinha que quer um novo e mais bonito local para morar.

Confira no passo a passo abaixo.

Créditos do vídeo: Kohji Nagatani

Confira também:
Orquídea Amarelando? Veja o que fazer
Água de Arroz para Florir Orquídeas
Técnica Simples e Fácil para Recuperar Orquídea Debilitada
Preparando seu Substrato para Orquídeas Passo a Passo

Sair da versão mobile