Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Benefícios do Mirtilo para a saúde e informações que você precisa saber

Iremos analisar nesse artigo e explorar os benefícios do mirtilo para a saúde e suas propriedades que podem ajudar em diversos pontos da saúde das pessoas.

O Mirtilo, também conhecido como blueberry, é uma fruta pequena, arredondada e de cor azul-escura, que cresce em arbustos na América do Norte, Europa e Ásia. Além de ser delicioso, o mirtilo é rico em nutrientes e compostos vegetais benéficos para a saúde.

Nutrientes e Compostos do Mirtilo

O mirtilo é uma fruta com poucas calorias e rica em nutrientes. Ele é uma fonte de fibra, vitamina C, vitamina K e manganês. Além disso, o mirtilo contém compostos vegetais benéficos, como antocianinas, flavonóides, resveratrol e ácido clorogênico. Esses compostos são responsáveis ​​por muitos dos benefícios do mirtilo para a saúde.

Benefícios do Mirtilo para a Saúde

Ajuda a melhorar a saúde do coração

As antocianinas, flavonóides e ácido clorogênico presentes no mirtilo têm sido associados à melhoria da saúde do coração. Esses compostos ajudam a reduzir a pressão arterial, melhoram o fluxo sanguíneo e reduzem o risco de doenças cardíacas.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que a ingestão regular de mirtilos pode melhorar a função arterial em adultos saudáveis. Outro estudo, publicado no Journal of Nutrition, descobriu que o consumo diário de suco de mirtilo reduziu a pressão arterial em pacientes com pressão arterial elevada.

Popular: Benefícios do castanha de caju e curiosidades sobre a fruta

Ajuda a melhorar a função cerebral

As antocianinas encontradas no mirtilo têm sido associadas à melhoria da função cerebral. Estudos em animais mostraram que a suplementação com antocianinas de mirtilo pode melhorar a memória e a aprendizagem. Além disso, um estudo com humanos descobriu que o consumo de mirtilos melhorou a função cognitiva em adultos mais velhos.

Ajuda a reduzir a inflamação

O mirtilo contém compostos anti-inflamatórios, como antocianinas e resveratrol, que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. A inflamação crônica está associada a várias doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Ajuda a prevenir o câncer

Os compostos vegetais do mirtilo, como as antocianinas e os flavonóides, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a prevenir o câncer. Estudos em animais mostraram que a suplementação com extrato de mirtilo reduziu o crescimento de células cancerígenas em diferentes tipos de câncer, incluindo câncer de cólon e câncer de mama.

Ajuda a melhorar a saúde ocular

Os compostos vegetais do mirtilo, como as antocianinas, podem ajudar a melhorar a saúde ocular. Estudos em animais mostraram que a suplementação com antocianinas de mirtilo ajudou a prevenir a degeneração macular, uma das principais causas de cegueira em adultos mais velhos. Além disso, um estudo com humanos descobriu que o consumo de mirtilos reduziu a fadiga ocular e melhorou a visão noturna.

Ajuda a controlar o açúcar no sangue

O mirtilo pode ajudar a controlar o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. Estudos em humanos mostraram que o consumo de mirtilos pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e após as refeições.

Ajuda a prevenir infecções do trato urinário

O mirtilo contém compostos chamados proantocianidinas, que ajudam a prevenir infecções do trato urinário, como a cistite. Estudos mostraram que a suplementação com extrato de mirtilo reduziu a incidência de infecções do trato urinário em mulheres com histórico de infecções recorrentes.

Ajuda a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas

O mirtilo contém compostos que podem ajudar a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Estudos em animais mostraram que a suplementação com extrato de mirtilo reduziu o acúmulo de proteínas anormais no cérebro, que são uma das principais causas dessas doenças.

Veja também: Benefícios do mamão muito maiores que digestão e você tem de saber

Como incluir o mirtilo na sua dieta

O mirtilo pode ser consumido de várias formas. Você pode comê-los frescos ou congelados, adicioná-los a smoothies, iogurtes ou cereais matinais, ou ainda utilizá-los em receitas de bolos, muffins ou sobremesas.

Conclusão sobre os benefícios do Mirtilo para a sáude

O mirtilo é uma fruta deliciosa e nutritiva, rica em compostos vegetais benéficos para a saúde. Suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras, juntamente com seus benefícios para o coração, cérebro, visão, açúcar no sangue e saúde do trato urinário, fazem do mirtilo um alimento altamente recomendado para incluir na dieta. É importante lembrar que o consumo de mirtilo deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, juntamente com outros alimentos saudáveis, e não deve ser utilizado como um substituto para uma dieta pobre em nutrientes. Sempre consulte um profissional de saúde antes de fazer mudanças significativas na sua dieta ou estilo de vida.

Sair da versão mobile