Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

Benefícios do jiló para a saúde e suas propriedades

O jiló (Solanum aethiopicum) é um vegetal originário da África, mas é muito consumido em vários países, como o Brasil, onde é popularmente conhecido como um alimento pouco apreciado por causa do seu sabor amargo.

Entretanto, além de seu valor nutricional, o jiló é um alimento que pode proporcionar diversos benefícios à saúde, graças às suas propriedades e compostos bioativos.

Neste artigo, abordaremos os principais benefícios para a saúde do consumo de jiló, baseados em pesquisas científicas, revistas conceituadas de saúde e jornais. A seguir, destacaremos as propriedades do jiló que podem ajudar a prevenir e tratar diversas doenças.

Aprenda também: Benefícios do alho para a saúde

Propriedades do jiló

O jiló é um alimento rico em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Em 100g de jiló, encontramos cerca de 2g de proteínas, 4g de carboidratos, 0,4g de gorduras e 3,3g de fibras. Além disso, é rico em vitaminas A, C, K, do complexo B e em minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio.

Mas o grande diferencial do jiló são suas propriedades e compostos bioativos, como:

Benefícios do jiló para a saúde

Ajuda na perda de peso

O jiló é um alimento pouco calórico e rico em fibras, o que ajuda na saciedade e no controle do apetite. Além disso, seus compostos bioativos podem contribuir para a queima de gordura e redução do acúmulo de gordura no corpo. Um estudo publicado na revista Food & Function mostrou que o consumo de jiló reduziu significativamente o ganho de peso em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura.

Controla o açúcar no sangue

O jiló é um alimento com baixo índice glicêmico, ou seja, sua absorção pelo organismo é lenta e gradual, o que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue. Além disso, seu conteúdo de fibras ajuda a retardar a absorção de carboidratos, o que contribui para o controle do açúcar no sangue. Um estudo publicado no Journal of Food Science mostrou que o extrato de jiló reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em ratos diabéticos

Melhora a saúde cardiovascular

O jiló é rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides e o ácido clorogênico, que ajudam a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o extrato de jiló reduziu significativamente os níveis de colesterol e triglicerídeos em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura.

Protege o fígado

O jiló possui propriedades hepatoprotetoras, ou seja, ajuda a proteger o fígado contra danos causados por toxinas e substâncias químicas. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology mostrou que o extrato de jiló reduziu significativamente os níveis de enzimas hepáticas em ratos com danos no fígado causados por substâncias químicas.

Ajuda na digestão

O jiló é rico em fibras e glicosídeos, compostos que ajudam a regular o trânsito intestinal e a prevenir a constipação. Além disso, seu conteúdo de alcaloides pode ajudar a reduzir a inflamação no trato digestivo. Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food mostrou que o extrato de jiló reduziu significativamente a inflamação no cólon de ratos com colite.

Fortalece o sistema imunológico

O jiló é rico em nutrientes, como vitaminas A e C, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, seus compostos bioativos, como os flavonoides, podem contribuir para a prevenção de doenças infecciosas e inflamatórias. Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food mostrou que o extrato de jiló aumentou significativamente a produção de anticorpos em ratos imunizados com um antígeno.

Resumidamente, o jiló é um alimento pouco apreciado por causa de seu sabor amargo, mas é um vegetal com propriedades e compostos bioativos que podem proporcionar diversos benefícios à saúde.

Seus nutrientes, fibras, antioxidantes, anti-inflamatórios e hepatoprotetores podem ajudar a prevenir e tratar diversas doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, problemas digestivos e danos ao fígado.

Portanto, é importante incluir o jiló na alimentação regular e experimentar diferentes formas de preparo para aproveitar seus benefícios para a saúde.

Confira: Benefícios do própolis para a saúde e suas propriedades

Sair da versão mobile