Ícone do site Tudo Sobre Orquídeas

5 Árvores frutíferas que podem ser cultivadas em vasos em casa

Conheça cinco árvores frutíferas nativas do Brasil que podem ser cultivadas em vasos em casa e colha seus próprios frutos. Transforme seu espaço em um pomar particular com essas opções de cultivo

Ter árvores frutíferas em casa é um privilégio que nos permite desfrutar de frutas frescas e saborosas diretamente do nosso próprio espaço. Mesmo se você mora em um local com pouco espaço externo, cultivar árvores frutíferas em vasos é uma ótima opção.

Além de fornecer frutas frescas, essas árvores trazem benefícios adicionais, como beleza estética, aroma agradável e a conexão com a natureza.

Vamos explorar cinco árvores frutíferas nativas do Brasil que podem ser cultivadas em vasos em casa, permitindo que você desfrute de um pomar particular e colha os frutos de seu próprio esforço.

Jabuticabeira (Plinia cauliflora)

A jabuticabeira é uma árvore frutífera nativa do Brasil conhecida por seus frutos pequenos, doces e escuros, que crescem diretamente no tronco da árvore. Cultivar uma jabuticabeira em um vaso em casa é uma experiência encantadora. Suas folhas verdes brilhantes e a beleza peculiar de seus frutos criam um visual exuberante e tropical.

Essa árvore é ideal para vasos maiores, pois pode atingir até três metros de altura. Garanta um local com luz solar adequada e regas regulares para que sua jabuticabeira floresça e produza frutas deliciosas para você aproveitar.

Pitangueira (Eugenia uniflora)

A pitangueira é outra árvore frutífera brasileira que pode ser cultivada em vasos em casa. Seus frutos vermelhos brilhantes têm um sabor agridoce e são ricos em vitamina C. A pitangueira possui folhas verdes escuras e pequenas flores brancas que atraem pássaros e borboletas.

Ela se adapta bem a vasos de tamanho médio e requer luz solar direta ou parcial. Certifique-se de fornecer uma boa drenagem e regas regulares para que sua pitangueira se desenvolva e produza frutas saborosas para você desfrutar.

Acerola (Malpighia emarginata)

A acerola é uma árvore frutífera tropical nativa do Brasil que produz frutas pequenas e vermelhas, ricas em vitamina C. Cultivar uma acerola em um vaso em casa é uma ótima opção para desfrutar desses frutos deliciosos. Suas folhas são verdes brilhantes e suas flores rosadas ou brancas são bastante ornamentais.

A acerola se adapta bem a vasos menores e requer luz solar direta. Certifique-se de fornecer uma rega adequada para que sua acerola cresça e produza uma abundância de frutas saborosas em seu próprio lar.

Goiabeira (Psidium guajava)

A goiabeira é uma árvore frutífera tradicional do Brasil, conhecida por seus frutos suculentos e perfumados. Cultivar uma goiabeira em um vaso em casa permite que você desfrute dessas frutas saborosas e aromáticas. Suas folhas são verde-escuras e brilhantes, e suas flores brancas têm um aroma doce e cativante.

A goiabeira é uma opção adequada para vasos maiores, pois pode atingir até quatro metros de altura. Certifique-se de oferecer luz solar direta e regas regulares para que sua goiabeira floresça e produza frutos deliciosos para você saborear.

Pitomba (Talisia esculenta)

A pitomba é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica brasileira, conhecida por seus frutos pequenos, redondos e saborosos. Cultivar uma pitomba em um vaso em casa permite que você desfrute dessas frutas únicas. Suas folhas são verdes brilhantes e suas flores brancas são bastante ornamentais.

A pitomba se adapta bem a vasos de tamanho médio e requer luz solar direta ou parcial. Certifique-se de fornecer uma boa drenagem e regas regulares para que sua pitomba floresça e produza frutos deliciosos para você desfrutar em sua própria casa.

Confira: 4 dicas que você tem de saber para plantar orquídeas em vaso de barro

Sair da versão mobile