19 Melhores Dicas de costura para anotar no caderninho e sempre ter por perto – crochê e artesanato

Separamos algumas dicas e truques muito interessante para quem gosta de costurar, e que irão ajudar você a ter mais rendimento em seus trabalhos

dicas de costura para artesanato croche costurar

Costurar é uma terapia para muitas pessoas mas tem horas que nos deparamos com algumas dúvida. Sendo assim escolhemos algumas dicas de costura para te ajudar em seus trabalhos.

Encontre dicas de costura a mão, dicas de costura criativa, dicas de costura para iniciantes onde o objetivo é ajudar em seu rendimento e em obstáculos que possa ocorrer quando estiver costurando.


Aqui mesmo em nosso site temos outras matérias muito boas com dicas e truques para quem já costura e quem está começando na arte, fique a vontade em pesquisar e aprender cada diz mais.

Dicas de costura

1. Use sempre tecido de algodão ou tricoline.

2. Evite e tecidos lisos e, principalmente os de cores escuras ( marrom, vermelho, preto, etc) pois a cola mancha muito fácil e “sujam” com pelos de outros tecido e poeira .

3. Enquanto vc não tiver prática, evite usar tecidos com listras ou xadrez, pois é mais difícil posicioná-los corretamente na peça. Além disso “NUNCA” passe a espátula no sentido contrário a lista, isso fará com que ela fique torta.

Sugerimos Leitura: Curso corte e costura – Aprendendo a fazer acabamentos perfeitos.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

4. Trabalhar com tecidos sintéticos requer alguma prática e materiais adequados. (vide Dicas de costura abaixo). Os tecidos sintéticos são difíceis para colar neles mesmos e além disso mancham muito fácil.


5. Caso fique alguma bolha de ar por baixo do tecido, significa que tinha não tinha cola ou a cola já havia secado quando vc colocou o tecido.Não se preocupe, tem conserto. Passe o ferro quente por cima da bolha que o calor vai amolecer a cola que está por baixo ou ao redor o que acabará por colar todo o tecido.

6. Nunca posicione o tecido em cima do papelão e sim o papelão em cima do tecido, para que vc possa ter uma visão melhor do trabalho, dividindo as margens de sobra do tecido. Além disso, dessa forma o tecido vai estar mais esticado.

7. Use sempre cola de biscuit ou porcelana fria pois a secagem é mais rápida, o que facilita a fixação das peças, não entorta o papelão e não mancha tecidos de algodão.

Leia também: CDs velhos virando guirlanda única de Natal, vem aprender – crochê e artesanato

8. Use pincel para espalhar a cola e rolinho de espuma para distribuí-la e tirar o excesso. Evite usar apenas o rolinho pois ele vai ficando “encharcado” de cola. Essa Dicas de costura é muito boa para deixar suas peças mais belas.

9. Use aquelas espátulas brancas ( mais rígidas) que se encontra em lojas de material de construção para alisar o tecido.

10. Sempre trabalhe com um pano úmido para limpar as mãos do excesso de cola evitando assim sujar o tecido.

11. Evite o uso de ventiladores de teto, pois isso irá acelerar a secagem da cola dificultando assim o seu trabalho.

12. Evite passar cola e colar o tecido em cima dos carimbos nomeadores das peças, pois vc perderá a referência de que peça e manchará o tecido.

13. Procure seguir os carimbos de orientação (em vermelho) que irá facilitar o seu trabalho;


14. Quando os kits são compostos por mais de uma peça de montagem (bandeja, gaveta, caixa, etc) elas estarão separadas e presas por um elástico.Isso é feita para facilitar seu trabalho.
Evite misturá-las, pois vc poderá se confundir e dificultará a montagem.

Sugerimos Leitura: Curso corte e costura – Aprendendo a fazer acabamentos perfeitos.

15. As partes de papelão cinza formarão a estrutura das peças e as de papelão branco o acabamento.

16. Na hora de trabalhar com cola forre sua mesa com papel craft. Ele vai absorver a cola e ela vai secar rapidinho. Com isso vc não corre o risco de manchar seu tecido. Outras bases como plástico ou base de corte demoram mais para secar a cola e vc poderá se distrair e manchar o tecido.

Tecidos de algodão.
Os tecidos sintéticos mancham muito fácil com a cola e dificilmente colam neles mesmos quando precisamos sobrepô-los.

O tecido de tapeçaria é muito grosso e altera medidas da peça. Os tecidos com elastano deformam quando passamos a espátula. Procure usar tecidos estampados ou bolinhas.

Evite os tecidos lisos pois mancham muito fácil. Enquanto vc não tiver prática, evite também usar tecidos com listras e xadrez, pois é mais difícil posicioná-los corretamente.

A cola que usamos é a de biscuit ou porcelana fria (veja dicas de colas abaixo) pois a secagem é mais rápida. Fica mais fácil espalhar a cola se usarmos bisnagas como a da foto, que vc encontra em lojas populares ou supermercados.

Esperamos que essas Dicas de costura possa te ajudar em seus trabalhos

Recomendamos:
Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!