Os 5 Maiores Vilões no Cultivo de Orquídeas

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas

1. Adubação

O grande erro é não seguir a recomendação do fabricante, as orquídeas absorvem os nutrientes muito lentamente.

Leia com atenção as recomendações pra não perde a planta, as orquídeas tem um ciclo muito grande, portanto demora um pouco para que você perceba diferença no desenvolvimento da mesma.

2. Rega

Muita atenção nessa hora, as orquídeas não podem ficar com as raízes encharcadas, pois pode causar apodrecimento das raízes e do substrato, podendo causar algumas doenças um exemplo bem comum é os fungos, que se aproveitam da umidade pra se desenvolverem, molhe a planta de 2 a 3 vezes por semana .

Dependendo do clima e do substrato, uma dica muito boa é colocar o dedo ou um palito de churrasco para conferir se o substrato ainda esta úmido, é mais fácil uma orquídea morrer por excesso de água do que pela falta de água.

3. Luminosidade

É muito importante que as orquídeas esteja em um ambiente luminoso, um sombreamento de 50% a 75% são os mais recomendados.

Loading...


Mas depende muito das espécies, cada orquídea tem uma necessidade de uma determinada quantidade de luz, lugares como janelas, varandas ou na sombra de alguma arvore.

4. Mexe Mexe

As pessoas gostam muito de ficar admirando suas orquídeas principalmente se ela estiver florida, não e muito indicado ficar pegando mexendo na planta.

As orquídeas tem um sistema muito delicado, quando você colocar uma orquídea em uma posição ela vai se orienta tanto pela posição da luz quanto pelo vento, no determinado momento em que á planta é tirada do seu local habitual ela fica desorientada, sem saber de qual lado em a luz.

A planta vai demorar semanas para se habitua á sua nova posição. isso vai atrasar o desenvolvimento da orquídea assim atrasando sua floração.

5. Disposição

As orquídeas precisam de espaço para se desenvolverem e devem estar sempre arejadas, recomenda-se uma distancia de 10 cm entre um vaso e outro.

A proximidade facilita a disseminação de pragas e dificulta o processo de rega e adubação, nunca plante duas espécie no mesmo vaso.

Loading...

Um comentário em “Os 5 Maiores Vilões no Cultivo de Orquídeas

  • 21/09/2015 a 21:43
    Permalink

    Plantei minha orquídea no tronco de uma arvore no meu jardim, como ela não estava se desenvolvendo resolvi mexer nela, e vi muitas formigas, o que faço deixo ela la ou retiro, suas raízes estão enrizando na árvore. agradeço pela atenção que me derem. Obrgada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *