6 Sinais de Problemas Com Suas Orquídeas Que Você Não Sabia e Que Exigem Sua Atenção

Manual Completo de Como Cuidar de Orquideas

Para se ter sucesso no cultivo de orquídeas é indicado que você desenvolva a habilidade de observar e perceber os sinais que sua planta demonstra que algo está errado.

Isso pode evitar que sua planta morra em decorrência da falta de detecção precoce que pode evitar que os sinais se intensifique e cause grandes perdas. Veja abaixo 5 sinais de problemas que vão te ajudar a entender melhor a comunicação da sua planta dizendo que algo está errado.

#1- A coloração das folhas
Um erro comum é achar que plantas com folhas no colorido verde escuro estão lindas e saudáveis. Isso pode indicar que tem algo de errado.

As folhas verde escuras indicam falta de luz e isso quer diz que sua planta terá dificuldades em florescer e que está mais susceptível a doenças.

Entretanto, folhas muito amareladas também podem ser indicativo de luz em excesso, em consequência a degradação da clorofila.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

2 – Raízes mortas
Raízes mortas pode ser desde a ponta da raiz ou a raiz toda.

A raiz saudável em crescimento apresenta uma ponta verde ou pigmentada, sendo bastante sensível e qualquer alteração que pode interromper o seu crescimento.

Loading...


Outro problema em raízes mortas são os sais da adubação. Adubação em excesso pode causar a queima das raízes. Defensivos também em doses erradas podem causar o mesmo problema de matar as raízes da orquídea.

Outro problema crucial são as pragas, como nematoides (pequenos vermes), lesmas, caracóis e lagartas devoram raízes inteiras. Os tatuzinhos de jardim também são inimigos contra as orquídeas, podem roer as raízes.

Fungos e bactérias também, normalmente, são causas de morte total das raízes, como ainda excessos de água.

#3- Folhas com manchas
Manchas realmente podem indicar problemas, salvo alguns casos de em algumas plantas ser característico dela ter folhas manchadas ou em alguns outros casos.

Os problemas de manchas nas folhas vão desde picada de insetos sugadores (ácaros, thentecoris, tripes, etc.) até a necrose causada pelo ataque de fungos, bactérias ou contagio por vírus.

Falta ou excesso de nutrientes também podem causar manchas, mas se a sua adubação for balanceada essa é uma hipótese que deve ficar em segundo plano.

Existe ainda as manchas por queimaduras de sol.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

#4- Folhas e bulbos podres (apodrecidos)
Indicando o ataque de espécies de fungos e bactérias muito agressivas essa situação costuma ser a mais grave.

No entanto, esses fungos e bactérias normalmente aproveita situações como fatores ambientais que é o caso de falta de ventilação, pouca luminosidade e muita umidade.

Esse tipo de problema exige rápida intervenção e muitas vezes levará a planta à morte.

#5- Folhas perfuradas ou comidas
As lagartas podem ser as maiores culpadas nesse caso e precisa ser investigado.

Nalgumas plantas pequenas chegam a devora-las por inteiro sem deixar rastros e em poucos dias ou horas, dependendo da quantidade de lagartas.

O maior problema é que muitas lagartas tem habito de comer somente a noite e durante o dia ficam escondidas dentro do vaso, dando a impressão de que elas já tenham ido embora. Veja aqui como identificar 26 tipos de pragas e doenças em orquídeas e como combate-las.

Loading...